Olá pessoal. Estamos de volta, com um presentinho novo aos admiradores de futebol. A Copa do Mundo FIFA 2014 será no Brasil e nós queremos que você torça e acompanhe de perto a todos os jogos. Portanto, depois de um esforço conjunto da equipe, temos o prazer de trazer até vocês a tabela da Copa versão do Aprender Excel. Nossa tabela foi preparada com muito empenho para atender aos fãs do esporte mais popular do mundo.

Ao baixar o arquivo você verá que a tabela está dividida em 5 abas, vamos explicar cada uma delas para um maior proveito da mesma. Então como sempre, mãos a obra.

Grupos

A primeira aba a ser preenchida é a de Grupos (aba3), nela temos as chaves dos grupos de A à H, você deve preencher de acordo com a definição da FIFA e pronto, a planilha se encarrega de distribuir os times das chaves nos jogos de acordo com o critério de dias e confrontos definidos pela FIFA. Depois de preenchido os nomes das seleções de cada grupo, você pode acompanhar os detalhes na Aba Primeira Fase, lá as seleções vão estar distribuídas perfeitamente na tabela, separados na ordem por jogos e com a localização de cada partida.

Primeira Fase

Na Aba Primeira Fase você fará a marcação dos jogos da fase classificatória colocando os resultados de cada jogo nos campos indicados.

Para companhar a classificação de cada seleção durante a primeira fase da Copa, acesse a quarta aba: Resultados 1ª Fase, essa aba acompanhará toda a primeira fase. Como as régras da competição determinam uma série de critérios de classificação e desempate, já na marcação do primeiro jogo você pode perceber que em termos de pontuação definimos um primeiro colocado e assim por diante, a aba Resultados vai efetuando as probabilidades e classificando os times em suas respectivas chaves, porém se todos os jogos da Primeira fase terminarem e ainda assim percistir em empate, no 1º e 2º, ou no 2º e 3º lugar ela se encarregará de avisar para que você preencha a aba Desempate da 1ª F.

Desempate da 1ª F

Esta aba serve apenas para desempatar uma chave onde todos os outros critérios de desempate já tenham sido aplicados pela tabela e, a classificação tenha que sair via sorteio. A probabilidade de isso ocorrer é realmente muito pequena, mas estamos preparados.

Nesta aba podemos ver (agora) apenas um aviso do motivo de sua existência, entretanto, havendo necessidade de desempatar uma chave, os campos correspondentes ao desempate serão abertos e, ao selecionar o time que ficou definida na posição de 1º ou de 2º lugar você poderá observar a classificação final da primeira faze na Aba Resultados.

Decisões

Terminada a primeira fase a Aba Decisões estará completa com as seleções classificadas, nela temos as oitavas de final, que já estarão preenchidas com seus respectivos times. Caso ocorra um empate, o jogo segue para a prorrogação e se ainda assim não houver um vencedor, marce o resultado do jogo que logo abaixo duas novas caixinhas aparecerão para você completar com o resultado das penalidades máximas.

Após preencher todos os campos das oitavas de final, as Quartas de Final estarão liberadas para preenchimento, a sistemática é a mesma tempo normal e desempate, e por fim após as quartas de final a Semifinal e dela as disputas de 1º e 2º e de 3º e 4º lugares.

O resultado final sai abaixo na aba Decisões com a classificação final dos 4 primeiros da copa do mundo de 2014. Espero que vocês aproveitem bastante, essa obra de arte no Excel foi feita totalmente pra vocês, divirtam-se e toda a sorte ao Brasil.

Faça o download da tabela:

Tabela de jogos Copa do Mundo 2014 - Download

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.