Hoje aprenderemos em uma dica rápida como ocultar planilhas, colunas e linhas no seu Excel. Às vezes, por motivos de segurança, há trabalhos que somente o bloqueio por senha não resolve, você quer deixa-lo totalmente oculto, ou então, você não pode bloquear toda uma planilha, quer apenas manter um único dado, contido em apenas uma célula, sob sigilo absoluto, para isso saiba que o Excel pode lhe ajudar. Através dele é possível ocultar planilhas inteiras, colunas ou linhas.

Ocultando planilhas 

Ocultar planilhas é facílimo e será feito com apenas alguns cliques de mouse. Repare no exemplo abaixo as planilhas das quais dispomos em uma pasta de trabalho do Excel.

Certo, viu que são 4 planilhas? Agora digamos que você quer ocultar a planilha "Inadimplentes" para que ela não apareça na apresentação que você fará ao seu chefe. Não será preciso copiar todos os dados e criar uma nova planilha, salvá-la e excluir a que não quer mostrar, para isso é muito simples, faça o seguinte: Clique com o botão direito na planilha e depois clique em "Ocultar".

Veja agora que ela não está mais sendo exibida

Terminou a apresentação para seu chefe e quer que ela fique visível novamente? Simples, clique om o botão direito novamente e clique em "Reexibir", veja que será exibida uma janela com todas as planilhas ocultas, e caso haja mais de uma você poderá escolher quais quer deixar visíveis novamente e quais quer manter ocultas.

Ocultando Células  

Supomos que na seguinte planilha você queira ocultar determinadas células:

Selecione as células a serem ocultadas e clique com o botão direito, escolhendo a opção "Formatar células..." na caixa que aparecer vá até a última opção no menu à esquerda "personalizado" e no "Tipo" digite três ponto e vírgula (;;;), e dê um ok.

Pronto, veja o resultado:

Para voltar repita os mesmos passos: Selecione as células que foram ocultadas, vá no menu "Formatar células..." e escolha a opção "Geral".

Ocultando linhas e colunas    

Essa função é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é selecionar a(s) linha(s) ou coluna(s) que você quer esconder, clicar com o botão direito do mouse e clicar em "Ocultar".

Pronto, veja que agora há um gap entre a coluna E e H.

Para restaurar as colunas ocultas é preciso selecionar a coluna anterior e a posterior àquelas ocultadas, no nosso exemplo as colunas E e H e então clicar com o direito e depois reexibir.

O procedimento para ocultar e reexibir linhas é idêntico ao processo aprendido para colunas.

Até a próxima.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.