Hoje aprenderemos a fazer um tipo de conta que de cabeça, é praticamente impossível, se não for feita com números menores. Este tipo de conta nem mesmo uma calculadora convencional pode dar conta, ou melhor, até pode, mas é bem demorado, já que não dispõe das funcionalidades extra das calculadoras científicas. Estamos falando dos cálculos de potenciação.

Você se lembra desse tipo de conta? Sim, essa mesmo que você está pensando. Qual é o valor de 10 na potência 2? Fácil, certo, apenas multiplique 10 por 10 e você terá o resultado, 100! Agora tente fazer 35 na potência 3. Vamos lá: 35 vezes 35, resultado 1225, agora pegue o resultado e faça vezes 35, novamente, resultado 42875. Repita ainda o processo mais de 30 vezes e você chegará na resposta. Consegue fazer sem usar calculadora? E se fosse 154 na potência 30? De cabeça é impossível, e na calculadora levaria um tempão para ser executado manualmente. E além do mais, e se você tivesse que efetuar um cálculo composto com divisão, multiplicação e como se não bastasse, no meio de tudo isso, uma potenciação? Dá dor de cabeça, só de pensar.

Complicado, não? Pois agradeça a Microsoft, pois graças a ela temos o Excel e poderemos fazer em questão de segundos; Vamos lá:

Comecemos com um cálculo simples (para o Excel), vamos calcular a potência de 8 na 12, ou matematicamente falando: 8¹². Para isso escolha uma célula, e insira os seguintes comandos =8^12 onde o sinal de igual indica ao Excel que queremos começar uma conta ou função e o sinal ^ representa a potenciação. Dê um "enter" e veja o resultado rapidamente:

Resultado: 68.719.476.736. Aposto que nem mesmo sua calculadora tem essa quantidade de dígitos, certo? Muito obrigado Excel.

Vamos ver mais um exemplo: Imagine agora uma conta mais complexa, com outras operações matemáticas. No próximo cálculo queremos primeiro calcular a potência 4 do número 69 e depois somar ao resultado o valor 25. Para dar ordem de prioridades ao Excel vamos usar os parênteses, onde tudo que estiver dentro deles, será calculado primeiro. Veja como fica na prática: 

Mas agora vamos ainda mais longe, vamos fazer uma divisão dentro da própria potenciação e com isso resolver o cálculo. Matematicamente seria assim: 4²³⁄⁴+15*8-647. No Excel vamos digitar =4^(23/4)+15*8-647 e veja o resultado:

Já se imaginou resolvendo isso tudo na ponta do lápis? Gelou a espinha? Pois agora que você conheceu esse recurso do Excel não se preocupe mais, você nuca mais terá  medo da potenciação.