Como já sabemos, o Excel é de extrema praticidade nas tarefas que ele nos dispõe realizar. Mas, para uma maior agilidade, este programa, como os demais do pacote Office, possui uma barra de ferramentas de acesso rápido localizada no canto superior esquerdo de sua área de trabalho.

Esta barra contém inicialmente as opções de Salvar, Refazer ou Desfazer, sendo possível excluir e adicionar outras ferramentas que julgar mais importantes, de acordo com os trabalhos que exerce no Excel, a fim de facilitá-los.

Veremos, agora, como personalizar esta barra com as ferramentas usadas com mais frequência e, para isso, devemos proceder da seguinte forma:

1 - Após aberto o Excel, clique na seta localizada ao lado da barra de acesso rápido, conforme mostra a figura, e perceba que as ferramentas em destaque na barra estão marcadas na relação de opções dadas.

2 - Vamos adicionar, por exemplo, o comando Abrir. Para isto, basta marcá-lo na lista de opções.

3 - Perceba que a opção Abrir estará contida junto as outras na barra de acesso rápido.

4 - Outra maneira de fazer esta ação, e ter mais alternativas de escolha de ferramentas, é selecionando a opção Mais Comandos...

5 - Abrir-se-á uma janela contendo uma ampla listagem de opções de ferramentas que podem ser adicionadas a barra de acesso.

6 - Para adicionar qualquer das ferramentas listadas, basta dar um clique sobre ela e selecionar a opção Adicionar e após, adicionadas as ferramentas desejadas, basta clicar em OK.

7 - Já, para retirar uma das ferramentas da barra de acesso, basta selecionar a mesma no quadro da direita e clicar na opção Remover. Após fazer as adições e remoções desejadas, clique em OK para salvar as alterações.

8 - Perceba que por enquanto que você navega pelas abas no menu de ferramentas, a barra de acesso rápido sempre permanece fixada no canto superior esquerdo, ao lado do botão do Office.

Portanto, usufrua deste método explicado neste tutorial para auxiliá-lo nas atividades que venha a realizar no Excel. Com a barra de acesso rápido organizada e montada, você mesmo terá, a qualquer momento de edição do documento, as ferramentas usadas com maior frequência, evitando a perca de tempo localizando-a nas abas do menu.