Hoje iniciaremos aqui no site uma nova seção que já vem há algum tempo sendo solicitado pelos nossos leitores através dos comentários e do nosso e-mail. Postaremos regularmente textos abordando os principais assuntos que são cobrados atualmente em concursos públicos abordando o nosso Excel.

Primeiramente é necessário que você tenha em mente que os assuntos variam de banca para banca, porém podemos traçar um padrão de assuntos que são frequentemente cobrados, seja pela banca A, B ou C, e serão justamente esses assuntos que abordaremos nestas nossas dicas para concursos públicos, mesclando bastante conteúdo com algumas questões para fixarem o aprendizado.

Um dos conhecimentos mais cobrados dos candidatos é se ele domina os diferentes tipos de gráficos, que são: Gráficos de colunas; Gráficos de linhas; Gráficos de pizza; Gráficos de barras; Gráficos de área; Gráficos de dispersão (XY); Gráficos de ações; Gráficos de superfície; Gráficos de rosca; Gráficos de bolhas e Gráficos de radar.

O ideal é você saber identificar cada qual, pois é uma questão realtivamente fácil, já que não envolve cálculos e funções, e portanto, tem que ser 1 ponto garantido para você. Neste tipo de questão o examinador apenas mostra um gráfico ao candidato e pergunta qual seu tipo. Vamos ver abaixo cada um, e para ver todos os nossos posts voltado a concursos públicos, clique aqui.

Gráficos de coluna

Gráficos de Linha

Gráficos de Pizza

Gráfico de Barras

Gráfico de área

Gráfico de dispersão

Gráfico de rosca

Gráfico de bolhas

Gráfico de radar

Gráfico de Superfície

Gráfico de ações

Note que dentro dos tipos de gráficos apresentados há variações estéticas sutis na forma como são colocados dos dados,  por exemplo, os gráficos de coluna podem ser exibidos em 2D, 3D, com cilindros, cones ou pirâmides, no entanto a forma básica de representação será sempre a mesma. As variações que podem dar mais confusão são os gráficos de dispersão, que apresentamos as diferentes formas no nosso exemplo. Portanto estude bem e fixe as formas para no grande dia da prova não haver confusões.

Por hoje é isso pessoal. Lembramos que nada substitui a sua interação e experiência com o Excel. Por isso abra o programa e comece a criar gráficos, teste todas as variáveis, aprender na prática é sempre a melhor das opções.

Envie sugestões para temas ou questões que não conseguiu resolver, nos comentários.

Até a próxima

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.