Estudando bastante? Espero que sim, lembrem-se: somente assim para você fixar aquilo que aprendeu.

E para ver todos os nossos posts voltados a concursos públicos, clique aqui.

Hoje teremos apenas questões da banca Cespe, uma das principais organizadoras do nosso país, caracterizada por suas provas em que o candidato deve informar se a assertiva está errada ou correta.

01) (Cespe - Antaq - 2014) Para se selecionar as células de B1 a E1, é suficiente realizar a seguinte sequência de ações: clicar a célula B1, pressionar e manter pressionada a tecla

, clicar a célula E1.

( ) Certo ( ) Errado

Solução: Esta está certa. Note que não é preciso saber de excel para responder essa questão, certo? Com conceitos básicos de seleção nos sabemos que para selecionar intervalos com todo seu interior é só clicar no primeiro e depois no último, segurando o botão Shift.

2) (Cespe - Antaq - 2014) Se o usuário clicar a célula F2, digitar =$B2+D$3 e, em seguida teclar

, o conteúdo da célula F2 será 31, a soma dos conteúdos das células B2 e D3. Se, em seguida, o usuário clicar a célula F2; pressionar e manter pressionada a tecla
; teclar a tecla
, liberando em seguida a tecla
; clicar a célula G3; pressionar e manter pressionada a tecla
; teclar a tecla
, liberando em seguida a tecla
, a célula G3 passará a conter o número 50, soma dos conteúdos das células B3 e E3.

( ) Certo ( ) Errado

Solução: Note que embora essa seja uma questão do mesmo concurso, já apresenta um nível de dificuldade muito mais elevado. Aqui é necessário ter conhecimento sobre um caractere especial, como o $. Explicando rapidamente: o "$" impede que a referência imediatamente a seguir seja modificada automaticamente quando copiada para outro local.

Repare que na célula F2 não temos maiores complicações, pois o "$" não mudará nada neste caso, devemos fazer então a soma e obteremos o valor 31, conforme nos diz o enunciado. O problema vem quando ele pede para movermos a função para outra célula. Repare que moveremos de F2 para G3, ou seja, desceremos 1 célula em referencia às colunas e avançaremos 1 célula em relação às linhas. Como sabemos, o Excel atualiza automaticamente a referência quando a copiamos e colamos em outro local, dessa forma, se a referência não tivesse o $ e fosse =B2+D3 ao ser colado seria atualizado para =C3+D4, mas como temos o $ "bloqueando" as referências, o valor colado terá atualizadas apenas a parte sem o caractere especial. Resultará então em =$B3+E$3. Some e você obterá o resultado 50. Questão, portanto, correta.

Para saber mais sobre o caractere especial $, clique aqui

03) (Cespe - TJ/SE - 2014) Considerando a figura abaixo, que ilustra um arquivo em edição no Microsoft Excel 2010, julgue os itens subsequentes: Caso a referida planilha seja copiada para o Word, será necessário reformatar suas bordas e o formato de data:

( ) Cero ( ) Errado

Solução: Errado. E por dois motivos: primeiro que a tela é do Excel 2007, e não do Excel 2010. Pegadinha básica. E segundo porque, sendo a transferência entre aplicativos do Office, os formatos de um serão mantidos no outro.

04) (Cespe - MTE - 2014) Acerca de aplicativos do ambiente Microsoft Office, julgue os itens que se seguem.

No Microsoft Excel 2013, ao se clicar o botão Análise Rápida, as funcionalidades disponibilizadas permitem criar diferentes tipos de gráficos, incluindo gráficos de linhas e colunas, ou, ainda, adicionar gráficos de miniatura

( ) Certo ( ) Errado

Solução: Do Excel 2010 para o 2013 foram adicionadas mais opções gráficas e "Análise rápida", que agrupa Formatação, Gráficos, Totais, Tabelas eMinigráficos em um único local. Formatação: barra de dados, escala de cores, conjunto de ícone, Maior que, Primeros 10% Gráficos: Colunas agrupadas, pizza, barras agrupadas Totais: Soma, Média, Contagem, % Total, Soma acumulada (consolidado) Tabelas e Minigráficos.

05) (Cespe - Polícia Federal - 2014) Julgue os próximos itens a respeito do programa Excel.

No Excel, o comando Classificar de A a Z aplicado a determinada linha de uma planilha ordena os conteúdos das células dessa linha em ordem alfabética da esquerda para a direita.

( ) Certo ( ) Errado

Solução: Mais uma pegadinha, resposta errada. A classificação é por colunas. Caso deseje fazer em linhas, use Transpor, antes de Classificar.

Por hoje são essas as questões pessoal, continue estudando que a aprovação é certa.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.