Dicas

Como congelar linhas ou colunas no Excel

Aprenda a fixar uma linha sempre no topo de uma planilha e nunca mais fique descendo e subindo a rolagem para procurar algo.

Por Maximiliano Meyer em 19/08/2014 às 11:50 - atualizado: 14/06/2017 08:10

Hoje aprenderemos como travar uma linha e mantê-la sempre no topo, evitando que ela fique fora da área de visualização. Esse tutorial chegou para nós através do formulário de contato do site e foi pedido pelo nosso leitor Moacir Rodrigues de Brasília.

Este comando é muito útil caso você tenha uma tabela com muitas linhas, e, no momento em que vai descendo para ver as mais inferiores fica sem a referência sobre o que tal coluna está se referindo, tendo que ficar voltando constantemente no início da planilha e depois descendo novamente para acompanhar as linhas inferiores.

Para entender melhor veja o exemplo abaixo:

Como congelar linhas ou colunas no Excel
Agora veja que ao descermos a planilha, as referências das colunas, ou seja, o que cada uma delas significa, nome, telefone, cpf, etc. não está sendo exibido.

Como congelar linhas ou colunas no ExcelImagine se em uma planilha você tivesse 500 linhas de dados. Teria que subir a cada momento para conferir o que quer dizer cada uma? Com certeza não, se você souber como congelar painéis. Com essa opção, por mais que você role a planilha para baixo, a linha contendo os “nomes” das colunas ficarão sempre visíveis.

Para aplicar este recurso é bem simples. Vá na guia “exibição”, depois em “congelar painéis” e por fim em “Congelar Linha Superior”.

Como congelar linhas ou colunas no ExcelPronto, veja que ao percorrer qualquer parte do documento, a linha estará sempre fixada no topo. Reparem no número das linhas no canto esquerdo.

Como congelar linhas ou colunas no ExcelNote que a linha ficará mesmo quando não houver dados a serem exibidos.

Como congelar linhas ou colunas no ExcelFácil, certo? E Para congelar a coluna é a mesma coisa, com a pequena diferença de que você clicará em "Congelar Primeira Coluna". Para descongelar, é claro, apenas clique em "Descongelar Painéis". E com isso aprendemos mais uma importante função do Excel.

Lembrando que o tutorial de hoje foi pedido por um leitor do Distrito Federal. Está com uma dúvida? Quer fazer algo e não sabe como? Envie sua dúvida através do formulário de Fale Conosco ou dos comentários, aqui abaixo.

Até a próxima

Como congelar linhas ou colunas no Excel

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar