Excel para concursos

Atalhos do Excel mais cobrados em provas de concurso

Veja quais são aqueles atalhos que você tem que saber para sua prova.

Por Maximiliano Meyer em 27/10/2014 às 15:37 - atualizado: 30/11/2017 08:03

E aí, pessoal, estudando muito? Hoje temos uma lista compilando os atalhos mais recorrentes em concursos públicos. Uma dica de ouro: Não tente decorá-los, ao invés disso, abra o seu Excel e utilize-os, teste, veja como funcionam na prática, dessa forma você internaliza os comandos e não apenas decora.

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Vamos lá:

F1 – Exibe o painel de Ajuda do Excel

F2 – Ativa a célula e coloca o cursor no final do conteúdo

F3 – Exibe a caixa de diálogo "Colocar nome", caso tenham sido definidos nomes na pasta de trabalho

F4 – Repete o último comando ou ação se possível

F5 – Exibe a caixa de diálogo "Ir para"

F6 – Alterna entre a planilha, a Faixa de Opções, o painel de tarefas e os controles de zoom, ou nclui os painéis divididos ao alternar entre painéis e a área da Faixa de Opções em uma planilha que foi dividida

F7 – Exibe a caixa de diálogo "Verificar ortografia"

F8 – Ativa ou desativa o "modo estendido"

F9 – Calcula todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas

F10 –  Ativa e desativa as dicas de tecla

F11 – Cria um gráfico dos dados no intervalo atual em uma folha de Gráfico separada

F12 – Exibe a caixa de diálogo "Salvar como"

CTRL+Menos (-) – Exibe a caixa de diálogo Excluir para excluir as células selecionadas.

CTRL+; – Insere a data atual.

CTRL+` – Alterna entre a exibição dos valores da célula e a exibição de fórmulas na planilha.

CTRL+’ – Copia uma fórmula da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

CTRL+1 – Exibe a caixa de diálogo Formatar Células.

CTRL+2 – Aplica ou remove formatação em negrito.

CTRL+3 – Aplica ou remove formatação em itálico.

CTRL+4 – Aplica ou remove sublinhado.

CTRL+5 – Aplica ou remove tachado.

CTRL+6 – Alterna entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir espaços reservados para objetos.

CTRL+8 – Exibe ou oculta os símbolos de estrutura de tópicos.

CTRL+9 – Oculta as linhas selecionadas.

CTRL+0 – Oculta as colunas selecionadas.

CTRL+A – Seleciona a planilha inteira. Se a planilha contiver dados, este comando seleciona a região atual. Pressionar CTRL+A novamente seleciona a região atual e suas linhas de resumo. Pressionar CTRL+A novamente seleciona a planilha inteira.

CTRL+SHIFT+A – Insere os nomes e os parênteses do argumento quando o ponto de inserção está à direita de um nome de função em uma fórmula.

CTRL+N – Aplica ou remove formatação em negrito.

CTRL+C – Copia as células selecionadas.

CTRL+C (seguido por outro CTRL+C) – exibe a Área de Transferência.

CTRL+D – Usa o comando Preencher Abaixo para copiar o conteúdo e o formato da célula mais acima de um intervalo selecionado nas células abaixo.

CTRL+F – Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Localizar selecionada.

SHIFT+F5 – Também exibe essa guia, enquanto SHIFT+F4 repete a última ação de Localizar.

CTRL+SHIFT+F – Abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.

CTRL+G – Exibe a caixa de diálogo Ir para. (F5 também exibe essa caixa de diálogo.)

CTRL+H – Exibe a caixa de diálogo Localizar e Substituir com a guia Substituir selecionada.

CTRL+I – Aplica ou remove formatação em itálico.

CTRL+K – Exibe a caixa de diálogo Inserir Hiperlink para novos hiperlinks ou a caixa de diálogo Editar Hiperlink para os hiperlinks existentes que estão selecionados.

CTRL+N – Cria uma nova pasta de trabalho em branco

CTRL+O – Exibe a caixa de diálogo Abrir para abrir ou localizar um arquivo.

CTRL+SHIFT+O – Seleciona todas as células que contêm comentários.

CTRL+P – Exibe a caixa de diálogo Imprimir.

CTRL+SHIFT+P – Abre a caixa de diálogo Formatar Células com a guia Fonte selecionada.

CTRL+R – Usa o comando Preencher à Direita para copiar o conteúdo e o formato da célula mais à esquerda de um intervalo selecionado nas células à direita.

CTRL+B – Salva o arquivo ativo com seu nome de arquivo, local e formato atual.

CTRL+T – Exibe a caixa de diálogo Criar Tabela.

CTRL+S – Aplica ou remove sublinhado.

CTRL+SHIFT+S – Alterna entre a expansão e a redução da barra de fórmulas.

CTRL+V – Insere o conteúdo da Área de Transferência no ponto de inserção e substitui qualquer seleção. Disponível somente depois de ter recortado ou copiado um objeto, texto ou conteúdo de célula.

CTRL+ALT+V – Exibe a caixa de diálogo Colar Especial, disponível somente depois que você recortar ou copiar um objeto, textos ou conteúdo decélula em uma planilha ou em outro programa.

CTRL+W – Fecha a janela da pasta de trabalho selecionada.

CTRL+X – Recorta as células selecionadas.

CTRL+Y – Repete o último comando ou ação, se possível.

CTRL+Z – Usa o comando Desfazer para reverter o último comando ou excluir a última entrada digitada.

CTRL+SHIFT+Z – Usa o comando Desfazer ou Refazer para reverter ou restaurar a correção automática quando Marcas Inteligentes de AutoCorreção são exibidas.

CTRL+SHIFT+( – Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleção.

CTRL+SHIFT+) – Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleção.

CTRL+SHIFT+& – Aplica o contorno às células selecionadas.

CTRL+SHIFT+_ – Remove o contorno das células selecionadas.

CTRL+SHIFT+~ – Aplica o formato de número Geral.

CTRL+SHIFT+$ – Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (números negativos entre parênteses)

CTRL+SHIFT+% – Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais.

CTRL+SHIFT+^ – Aplica o formato de número Exponencial com duas casas decimais.

CTRL+SHIFT+# – Aplica o formato Data com dia, mês e ano.

CTRL+SHIFT+@ – Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM ou PM.

CTRL+SHIFT+! – Aplica o formato Número com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos (-) para valores negativos.

CTRL+SHIFT+* – Seleciona a região atual em torno da célula ativa (a área de dados circunscrita por linhas e colunas vazias).

CTRL+SHIFT+: – Insere a hora atual.

CTRL+SHIFT+” –Copia o valor da célula que está acima da célula ativa para a célula ou a barra de fórmulas.

CTRL+SHIFT+Mais (+) – Exibe a caixa de diálogo Inserir para inserir células em branco.

Por hoje é isso, pessoal. Continuem estudando, sempre.

Bons estudos e boa sorte.

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