Olá pessoal. Hoje vamos aprender mais um método de busca e filtro de dados no Excel.
Já aprendemos aqui no site a como usar o filtro avançado, que com certeza é o método mais completo de buscas e que leva diversas variáveis em conta, permitindo uma busca completa em seus dados. Porém, muitas vezes queremos uma busca simples, certo? Sem demora, apenas filtrar rapidamente e já receber os resultados. E é justamente aí que vai entrar nossa aula hoje.
O pedido chegou via e-mail e você confere a partir de agora:
Imagine que temos uma planilha com os dados de uma pesquisa em sala de aula e suas respectivas respostas e resultados. Mais ou menos como o exibido abaixo:
Agora se você quisesse fazer uma busca teria de ir pelo filtro avançado que citamos no início do texto, utilizar a busca nativa do atalho "Ctrl + L" ou qualquer outra forma de busca que quisermos. Porém, vamos ver como deixar essa busca mais rápida.
Primeiro vamos em selecionar os dados, todos eles e principalmente o cabeçalho (aluno, grupo e respostas). Com as células selecionadas vá na guia "Dados" e clique no botão "filtro". Veja que agora vão aparecer umas flechinhas em cada topo de linha.
Está pronta nosso filtro. Viu como é fácil? Para filtrar é só clicar na flechinha da relativa coluna e desmarcar aquilo que não quer ver. Por exemplo: digamos que você quer ver apenas os alunos que responderam "Sim" para a pergunta 1. Vamos então clicar na flechinha desta coluna e desmarcar a caixinha de seleção "Não". Repare que a flechinha recebeu um ícone diferente para indicar que ali há um filtro aplicado.
Se quiser inserir mais filtros é repetir o processo. Caso queira saber os alunos que disseram "sim" para a pergunta 1 e "Vermelho" para a pergunta 3, é só clicar na flechinha desta coluna e desmarcar os campos "cinza" e "azul".
Se quiser desfazer esses filtros temos 2 métodos:
Para eliminar filtro por filtro você deve ir na flechinha da coluna respectiva e clicar em "Limpar Filtro de "nome da coluna"", além de, é claro, remarcar as caixinhas.
Para eliminar todos os filtros ao mesmo tempo é só você clicar em "Limpar" ao lado do botão "Filtro" na mesma guia "Dados".
Pronto pessoal. Agora você já sabe fazer uma busca rápida e funcional em questão de segundos. Não esqueça de conferir como se faz o filtro avançado, pois ele é completíssimo.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.