Estudando bastante? Então confiram mais uma aula sobre questões para concursos públicos. Vamos lá:

01 - (2015 - IMA - Prefeitura de Canavieira - PI) No Microsoft Excel 2007, para elaborar uma tabela dinâmica por meio do comando "Tabela Dinâmica", deve ser acessado, em primeiro lugar a guia:

a) Início
b) Inserir
c) Dados
d) Ferramentas

Solução: Letra B. Essa não tem muito mistério. Se você soubesse a disposição dos menus não teria problema me resolvê-la, e se você leu nosso post sobre guias e menus, com certeza respondeu de primeira, certo?

Confira abaixo a tela que embasa a nossa resposta.

02 - (2015 - Comvest - UEPB - Prefeitura de Catolé do Rocha - PB) Os ícones abaixo servem, no Microsoft Excel 2010,respectivamente, para:

a) Mesclar células; Alterar orientação do texto
b) Alterar orientação do texto; Mesclar células.
c) Copiar conteúdo da célula; Alterar orientação do texto.
d) Mesclar células; Sublinhar texto.
e) Aumentar espaço da célula; Sublinhar texto.

Solução: Letra A. Mais uma simplesinha que você não pode perder na hora da prova, e que se você viu nossa aula de guias e menus matou fácil.

O primeiro dos botões, Mesclar e Centralizar, serve para unir as células, criando títulos, por exemplo. Já o segundo botão, de orientação, você usará para girar o texto em algum ângulo diagonal ou até mesmo em uma orientação vertical. Serve para criar, por exemplo, rotular colunas estreitas.

03 - (2015 - Comvest - UEPB - Prefeitura de Catolé do Rocha - PB) Utilizando o Microsoft Excel 2010, assinale a alternativa que apresenta o valor obtido na célula A4 da planilha a seguir quando é inserida a fórmula =SE(B2>A3; MAIOR(B1:B3;1);MENOR(A1:A3; 2))

a) 8
b) 4
c) 6
d) 3
e) 12

Solução: Letra c. Para tornar a resolução dessa questão precisamos decanta-la em partes. Primeiramente veja que ela se trata de uma fórmula condicional, a fórmula =Se.

Repare que temos uma condição =SE(B2>A3; depois o que será feito em caso de verdade MAIOR(B1:B3;1); e o que será feito em caso de ser falso MENOR(A1:A3; 2))

Primeiro temos de fazer a primeira condição: Se B2 (8) for maior (>) do que A3 (12) fará tal condição, se não for, fará outra.

Veja que é uma mentira, certo, afinal 8 é menor do que 12, então o Excel fará o caso falso que é MENOR(A1:A3; 2))

Bem, executaremos a função "menor" que informará o menor resultado em um intervalo de células. Veja que o intervalo será de A1:A3, e o Excel nos retornará o 2º menor valor (notou o "2" após a vírgula? Exato).

Bem, agora ficou fácil. Qual o segundo menor valor do citado intervalo? 6, certo? Então é isso, só marcar a letra C e mais um pontinho garantido.

Aprenda mais sobre a função =Se, e mais sobre a função =Menor e até sobre a função =Maior, que embora não tenha sido utilizada, está no enunciado e sempre é bom se precaver.

04 - (2015 - FGV - DPE - RO) É uma fórmula válida no MS Excel 2010, em português:

a) =soma(10;20)
b) =soma(A100::A90)
c) =soma(A:100,B:100)
d) =soma(ALL)
e) =soma(A10, A20, C30)

Solução: Letra A. Esta também é tranquila, porém, no nervoso da prova pode dar confusão. Por isso, para evitar qualquer problema, vejamos antes que seja tarde, correto? Bom, vamos analisar alternativa por alternativa e onde está o erro quando for o caso:

A) Alternativa correta. Veja que está tudo conforme manda o figurino: Fórmula começando com o sinal de igualdade, o nome da fórmula logo em seguida e entre parênteses alguns valores separados por ponto e vírgula ";" que significa "e";

B) O erro desta alternativa não está em colocar "A100" como alguns candidatos poderiam pensar. Isso é perfeitamente possível. O erro está em colocar 2 vezes o sinal de "até", representado pelos dois pontos ":";

C) Aqui temos 2 erros. O primeiro é que faltou uma referência em A:100, por exemplo, A100. O segundo erro é que a vírgula não pode ser usada para separar variáveis;

D) Aqui o erro está que não existe o comando "ALL";

E) O problema desta alternativa é o mesmo da letra "c", ou seja, vírgula não é um separador de referências;

05 - (2015 - FGV - TCE - SE) Analise o trecho de uma planilha MS Excel 2010 mostrado a seguir.

A coluna C mostra a proporção dos valores da coluna B em relação à média destes. Sabendo-se que a célula C2 foi copiada para as células C3 e C4, está correto concluir que a fórmula contida na célula C2 é:

a) =B2 / $B5
b) =B$2 / B$5
c) =B$2 / B5
d) =B2 / B$5
e) =$B2 / $B5

Solução: Letra D. Essa você pode resolver sem nem mesmo saber conta de média, apenas sabendo os conceitos de copiar e colar e de trancar referências.

Bem, veja que no enunciado é informado que as células serão COPIADAS, e, portanto deveremos trancar alguma referência fixa que possa existir. E existe? Com certeza: veja que a divisão será feita por B5, e esta precisaremos trancar. Como o símbolo de "trancamento" é o cifrão, ficará B$5 no final da fórmula. Pronto já eliminamos as alternativas A,C e E.

Vejamos a letra B. Viu o erro? Ela está trancada também, ou seja, se copiarmos ela para as demais teremos sempre o mesmo resultado, já que as informações passadas serão sempre as mesmas, certo, afinal, elas estão trancadas!!

Bem, se ficou um pouco confuso, confira nossa aula especial sobre caracteres especiais, entre eles, o cifrão. Aproveite e leia também sobre as diferenças de copiar e colar no Excel.

Continuemos estudando e até a próxima. E não perca tempo, confira todos os nossos posts sobre concursos públicos.