Dicas

Como atribuir uma macro a um botão no Excel

Veja como seu Excel pode ser mais útil do que parece =D

Por Maximiliano Meyer em 19/01/2016 às 12:19 - atualizado: 30/11/2017 08:20

Uma das coisas mais bacanas do Excel é que podemos criar as diversas rotinas que quisermos e que nossa criatividade (e habilidade em programação) permitir. Depois que criamos algo ainda podemos colocar a rotina em um botão e daí é só felicidade.

Sim, muitos não sabem, mas é possível colocar uma macro em algum botão e a cada clique uma nova execução, atualização nos dados, etc. O processo é bem fácil e vamos aprender em poucos passos.

As imagens que veremos é a partir do tutorial de VBA de como copiar e mover dados que passaram por algum teste em condicional. O resultado é bem bacana e pode ser visto se você clicar aqui.

Bom pra começar já vamos imaginar que você está com a sua macro criada, pois aqui não é o post onde focaremos em ensinar macros. Quer aprender a criar uma macro?? Veja esta aula. Quer gravar uma macro? Então clique aqui. Quer dezenas de códigos VBA prontinhos pra colocar no seu botão? Então clique aqui. Ahhh, não sabe o que são macros?? Então esse é o seu link.

Agora que você já tem o conhecimento necessário. Vamos começar.

Estou usando o Excel 2016 e nesta versão vamos até a guia “Inserir” (dependendo da sua versão, o local pode ser diferente. Mas procure peço botão “Inserir formas”).

Como atribuir uma macro a um botão no Excel

Após clicar neste botão vai abrir o menu com as formas que o seu botão vai poder ter. Pode ser coração, estrela, quadrado, retângulo, círculo, setas, sinais de equação, fluxograma, balõezinhos de pensamento, etc.

Como atribuir uma macro a um botão no Excel

Escolhida a forma é só clicar e arrastar para escolher o tamanho da sua forma, coloca rum texto lá dentro, escolher cor, fonte, etc. A personalização é através do grupo “fonte” na guia “Página Inicial”.

Como atribuir uma macro a um botão no Excel

Botão pronto. Agora é só atribuir a macro. Vamos clicar com o direito no botão e depois em “Atribuir Macro...”. Próximo passo é clicar em “Novo”. Uma nova janela será aberta.

Como atribuir uma macro a um botão no Excel

Aqui nós vamos pegar o código que já está pronto (lembra que eu falei pra você pegar um exemplo aqui do site com macro?), copiar o seu conteúdo e colocar nesta nova janela. Geralmente o código está na “planilha 1” ou a planilha inicial, independente de como estiver nomeado. No nosso exemplo é na “planilha 1(Base)”.

DETALHE IMPORTANTE: Este código que você vai copiar tem a primeira linha começando por "Sub..." e última linha terminando com "End Sub..." Você vai IGNORAR estas 2 linhas, pois elas repetem na janela que criamos há pouco quando clicamos em nova macro. Ahh, se você precisar encontrar essa janela, ela está em Módulo 1.

Como atribuir uma macro a um botão no Excel

Pronto. Seu botão já deve estar com a macro ativada =D Caso não esteja funcionando, é só repetir o processo de clicar com o direito no botão e depois em “Atribuir Macro...”. Sua macro vai estar na janelinha. Só selecionar e dar um “OK”.

Como atribuir uma macro a um botão no Excel

Pronto. Seu botão já está funcionando 100%. E por falar em botão você sabia que eles também podem ser usados como um link para outras partes da planilha. É ainda mais fácil e não precisa de código. Confira aqui como fazer.

Deu certo o seu botão? Conte pra gente nos comentários

Como atribuir uma macro a um botão no Excel

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar