Sabia que o Excel também é capaz de realizar as contas de MMC e MDC, aquelas mesmas que tínhamos lá na escola? Que facilidade seria se as conhecêssemos antes.

Mas as 2 funções ainda podem ser muito utilizadas, pois engenheiros e outras profissões não fogem desse tipo de cálculo e vão ter muita conta pra fazeraté a aposentadoria. Então vamos facilitar a vida do pessoal.

MMC

MMC significa Mínimo Múltiplo Comum e como o nome já diz, busca encontrar o menor inteiro positivo que pode ser obtido como resultado quando o multiplicador são os aqueles elementos selecionados. 

Por exemplo, suponhamos 5 e 75. Como ambos os números são múltiplos de 5, o MMC será o próprio 75, afinal, se o 5 for multiplicado 15 vezes irá resultar em 75 e se o 75 for multiplicado 1 vez tambémirá dar 75. Essa regra sempre será válida para 2 valores que sejam múltiplos do mesmo valor. Por exemplo: entre 2 valores que são múltiplos de 3, será sempre o de maior valor; entre 2 valores que são múltiplos de 7, será sempre o de maior valor, etc. 

Bom, mas e se colocarmos um terceiro múltiplo de 5, ou então um múltiplo de 2 entre os valores? Bom, se for múltiplo de 5 TALVEZ a regra do maior valor para os mesmos múltiplos ainda valha, mas preste atenção no TALVEZ. Sim, não temos certeza, então você terá de fazer o cálculo para confirmar, certo? Já se este novo elemento inserido for de um múltiplo diferente dos demais, então com certeza você terá de fazer a conta. Em outras palavras: Não tem como escapar do cálculo para 3 ou mais valores.

Mas pode ficar tranquilo, pois agora é só colocarmos no Excel e a resposta sai rapidinho.

A sintaxe da fórmula é bem óbvia também =MMC(valores a serem calculados);

Como você pode ver na imagem acima coloquei 170 como terceiro elemento. Assim, o menor número inteiro que se pode obter quando usamos o 5, o 75 e o 170 como multiplicadores será o 2550. 

MDC

Já o MDC será o contrário, pois ele é o Máximo Divisor Comum. Portanto iremos informar ao Excel alguns valores e ele vai nos dizer qual o maior inteiro que retorna resultados inteiros após serem utilizados como divisores em todos os números. 

A sintaxe é bem parecida com a anterior: =MDC(valores a serem calculados);

Por exemplo. Vamos inserir 12, 18 e 60 o resultado apresentado pelo Excel será 6, pois acima do numeral 6, nenhum outro valor pode ser usado como divisor e gerar um quociente inteiro para os informados 12, 18 e 60.

Atente que se você utilizar valores com múltiplos diferentes, as chances do seu MDC ser 1 é grande. Por exemplo para 12, 18 (múltiplos de 2) e 55 (múltiplo de 5).

MMC e MDC são mais fáceis na prática do que na explicação e eu espero que tenha conseguido passar o que eles fazem e para que eles servem. Nossa sorte é que o Excel vai nos ajudar daqui para a frente.