E aí, pessoal. Tudo bem?

A dica de conteúdo para hoje é mais uma que chegou através do e-mail [email protected]. Portanto, se você tem alguma dúvida em Excel, pode dar a sugestão no endereço acima.

Nosso leitor queria saber se há um código permite a execução de uma planilha em um computador pré-determinado e nenhum outro, ou seja, mesmo que alguém tenha a planilha, não conseguirá executar a mesma, pois o nome não vai bater.

Quer segurança maior que esta?? Com este código sua segurança só poderá ser burlada caso alguém formate o computador e registre a máquina com o mesmo nome que você usa no seu pc, aquele mesmo em que a planilha está autorizada a ser executada.

Funcionará da seguinte maneira: ao abrir a planilha aperte alt + F11 e você estará na janela de edição de VBA. Clique com o direito em "Microsoft Excel Objetos" no lado esquerdo e clique em "Inserir..." e depois em "módulo". Na janela que abrir você irá digitar o código

Public Sub Verificar()
      Dim CompName As String

      CompName = Environ$("ComputerName")
         If CompName <> "PC_Max" Then 'Aqui você irá colocar o nome da máquina autorizada
              MsgBox "Este computador não tem direito de executar esta aplicação." 'Mensagem de erro exibida se o nome não bater
              ActiveWorkbook.Close SaveChanges:=False
         End If
End Sub

O esquema é super fácil e funciona da seguinte maneira: Ali onde está escrito

If CompName <> "PC_Max" Then

é o local onde você irá substituir "PC_Max" pelo nome do computador que poderá executar a planilha sem problemas.

E para garantir que o código será executado assim que a planilha for aberta você vai fazer o seguinte: Clicar 2 vezes em "EstaPasta_de_trabalho" e colar o seguinte:

Private Sub Workbook_Open()

    Call Verificar

End Sub

E caso você saiba o nome da máquina é bem fácil descobrir. Faça o seguinte:

Digite "CMD" na barra de busca ou no Executar do seu Windows para abrir o "Prompt de comando". Nesta janela digite "hostname" e dê um enter. Só isso.

No exemplo acima o meu computador está registrado como "DESKTOP-SODCO81"

Voltando ao código principal: Para finalizar, depois que a planilha verifica que o usuário não está autorizado a acessar os dados ela se encerra automaticamente.

Mas claro que este bloqueio só vai funcionar se a pessoa ativar as macros, certo? Certíssimo, por isso, aconselho você a inserir também o código que "força" o usuário a ativar as macros caso queira mexer em uma planilha.

E como segurança nunca é demais, não esqueça de bloquear a edição do código VBA, é claro, senão qualquer um que já tiver visitado essa página vai saber que é só alterar uma pequena parte do código.

E se você quiser o MÁXIMO em segurança pode ainda fazer com que a mesma se AUTOEXCLUA.

Ahh, e não se esqueça de colocar uma frase legal para quem tentar executar sua planilha protegida =)

Abaixo, o botão de download para você baixar nosso exemplo, mas já advirto que você não vai conseguir abrir hehe. P.S. Código não protegido, então você pode fazer alterações e testes.

Versão 2.0

Atualizei o código hoje, 07/04/2017, para que agora funcione, também, nos pacotes Office de 64 bits.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.