É muito importante declararmos variáveis corretamente porque elas influenciam diretamente no desempenho do nosso código.

As variáveis servem para reservar uma quantidade de memória para armazenamento de dados durante a execução do nosso código.

Normalmente utilizamos uma instrução Dim para declarar nossas variáveis. Uma instrução de declaração pode ser colocada dentro de um procedimento para criar uma variável de nível de procedimento. Ou ela pode ser colocada na parte superior do módulo, na seção de Declarações, para criar uma variável de nível de módulo.

Se declararmos uma variável no início de um módulo, antes de escrevermos nossos códigos, essa variável tem sua existência no nível de módulo. Em outras palavras, ela poderá ser utilizada em qualquer dos procedimentos deste módulo. A variável manterá seu valor ao término da execução do procedimento e poderá ser utilizada, com esse valor, a partir de outros procedimentos do módulo.

Uma variável também poderá ser utilizada em todo o projeto (diferentes módulos), para isso, ao invés de usarmos a declaração Dim, usamos da declaração Public.

Para explicitar que uma variável deve ser válida apenas no nível do módulo, embora possamos utilizar Dim, é uma boa prática utilizarmos a declaração Private, deixando claro o intuito do programador.

No nível de módulo, podemos utilizar a instrução Option Explicit para que sejamos obrigados a declarar todas as variáveis deste módulo antes que possam ser utilizadas.