Trazendo hoje mais uma dica rápida e muito útil que foi solicitada como pergunta através do e-mail [email protected] Portanto, você já sabe: se tiver alguma dúvida é só enviar para este endereço

Nosso leitor gostaria de saber como fazer para apagar os intervalos em branco de uma lista de dados. Não ficou claro? Suponha que você tenha a seguinte planilha:

Veja que eu tenho 2 colunas com dados numéricos e suas células estão intercaladas com células vazias. O que vamos fazer é excluir estas células em branco sem afetar as demais. Para provar isto deixamos aquela listagem de letras e a soma das colunas abaixo das mesmas.

No final do processo você vai ver que nada mudou.

Para fazer isto é bem simples e nós temos 2 modos:

Método Ir para Especial...

Primeira seleciona os intervalos que terão suas células vazias apagadas e vá até a guia Página Inicial vá até o botão Localizar e Selecionar e clique no Ir para Especial...

Surgirá uma nova caixinha de seleção e nela vamos marcar Em branco. Repare que após esse processo todas as células vazias ficarão selecionadas.

Agora é só clicar em uma delas com o botão direito e depois clicar em Excluir... Depois é só escolher o melhor método de agrupar as células com valor de modo que não vá deformar algum alinhamento específico. Eu gosto de selecionar a segunda opção: Deslocar células para cima, pois assim somente a coluna que tinha células em serão alteradas.

E como prometido, veja que nossas marcas deixadas para conferência não sofreram alteração:

Método Filtro

O processo é bastante parecido, então vamos pular a explicação visual dos passos repetidos, ok?

Inicialmente você irá selecionar o intervalo que contém células vazias a serem excluídas e aqui está a diferença fundamental entre os métodos. No anterior é possível selecionar mais de 1 intervalo por vez, e neste somente 1.

Bem, voltando ao tutorial, com o intervalo marcado você irá clicar no botão Classificar e Filtrar que, por coincidência, está ao lado do botão que vimos no método anterior. A seguir clique em Filtro. Você irá ver que um botãozinho apareceu na primeira célula do intervalo.

Clique neste botãozinho e desmarque todas as caixinhas, exceto a que diz (Vazias).

Pronto. As células vazias estarão selecionadas. O próximo passo é clicar no botão Excluir e depois Excluir Linhas da Planilha.

Pronto. As células estarão excluídas, contudo as colunas do entorno serão afetadas, como você pode ver abaixo.

Bom pessoal, os métodos estão aí e cabe a você analisar qual aquele que melhor se encaixa em suas necessidades. Eu particularmente prefiro o primeiro, mas cada caso é um caso, não?