fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Planilha com os usos mais comuns de porcentagem no Excel

por: Maximiliano Meyer em Planilhas, no dia 08/04 | 11:29 atualizado em 29/08 | 08:10

Olá pessoal, hoje trouxemos uma planilha que já foi pedida muitas e muitas vezes aqui no Aprender Excel: Uma planilha de aplicação da tão temida porcentagem.

Com certeza a porcentagem é um dos assuntos mais temidos dos usuários, por isso trouxemos uma planilha que vai automatizar tudo o de mais comum entre suas possíveis aplicações.

Não vamos mostrar o passo a passo de cada explicação, pois já tratamos em outros posts. Para saber como funcionam os pormenores de cada cálculo é só clicar no link que indicaremos. Entendido? Então vamos lá:

Aplicando desconto

Clássico caso no qual você tem um valor X, quer aplicar um certo desconto e então saber qual seu resultado. Simples, você poderá fazer isso na nossa aplicação 1. Função utilizada =C7-(C7*C8)

Para saber mais sobre esse caso, veja aqui

Incrementando o valor

Aqui é o contrário. Suponhamos que você tenha um certo valor, quer incrementar X% e então saber o resultado. Use então nossa segunda aplicação. Função utilizada =G7+(G7*H8)

Para saber mais sobre esse caso, veja aqui

Amostragem I e II

Este caso é o seguinte: Digamos que você tenha X maças, quer dar x% ao Joãozinho. A quantas maçãs isso vai corresponder? Use nossa planilha e obtenha a resposta rapidinho. Também faz o inverso, você informa o total, deopis informa a porcentagem e nos te damos a resposta. Função utilizada =C12-(C12*C13) no primeiro caso e =(G13/G12) no segundo.

 

Para saber mais sobre esses casos, veja aqui

Diferença entre 2 valores

Neste aqui queremos saber a variação em porcentagem de um certo valor, tanto para mais, como para menos. Digamos que você tem um preço à vista, e um preço maior a prazo. Quantos % você irá pagar de juros?? Com nosso 4º caso você saberá. A fórmula usada foi =(G13-G12)/G12

Para saber mais sobre esse caso, veja aqui

Valor economizado

O próximo exemplo é um pouco parecido, mas cumpre função diferente: Você tem um valor inicial, um valor a ser descontado, e então, quer saber quando esse desconto vai corresponder em % de economia. Fórmula utilizada =C18/C17

Para saber mais sobre esse caso, veja aqui 

Frequência

Você é professor e quer descobrir, por exemplo a frequência dos alunos? Essa parte da planilha irá calcular justamente isso. A fórmula usada foi =D23/C22.

Lembrando que utilizamos em quase todos os exemplos o formato 'dinheiro', já que na enorme maioria dos casos, os exemplos se aplicam a valores monetários. Porém, é possível usar para calcular a porcentagem de litros de gasolina, a quantidade de aumento de livros da sua biblioteca no ano, etc. Para isso é bem fácil, é só você mudar a formatação da célula. Se não souber como fazer, veja aqui.

Qual desconto aplicar?

Tem um valor x e quer chegar em valor y? Não sabe quanto deve aplicar? Então confira esta função e saiba qual a taxa de porcentagem que deve ser apresentada. Serve tanto para acrescentar ou subtrair valores. Fórmula =(K6-K5)/1000

Quanto era o valor inicial

Esta é para você que vai conferir o desconto aplicado por uma loja. Sabe-se que o produto custa agora R$ 700 e somente chegamos a esse valor após a loja aplicar 41% de desconto. Como calcular o valor inicial então? Com nossa planilha e com a fórmula =(K15*100/(100-(K16*100)))

Confira uma panorama geral das funções:

Download clicando no botão abaixo.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

E se você acha que mais alguma função deveria estar inclusa comente logo abaixo ou mande-nos uma mensagem ou e-mail para max@desenvolveweb.com.br e atualizaremos a lista.

Até a próxima

Versão 2.0

Dia 28/04/2015 Atualizada para a versão 2.0 que contém uma nova aplicação de amostragem.

Versão 3.0

Dia 29/04/2015 Atualizada para a versão 3.0 que contém uma nova aplicação de frequência.

Versão 4.0

Dia 19/04/2015 Atualizada para a versão 4.0 que permite a você 2 novos cálculos: conferir o valor inicial de um produto tendo somente o desconto ofertado. e qual desconto aplicar para chegar em determinado valor. Também foi redesenhada e está mais bonita =)

Versão 5.0

Adicionamos hoje, 16/09/2016, uma nova versão que corrige alguns erros de fórmulas, traz uma nova tela de apresentação e mudança no VBA.