fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Planilha para cálculo de consumo elétrico e valor da conta de luz no Excel

por: Maximiliano Meyer em Planilhas, no dia 09/10 | 08:56 atualizado em 13/06 | 08:20

Hoje trouxemos uma planilha que vai te ajudar no controle dos gastos familiares. Com a nossa planilha você vai poder simular qual será o valor da sua conta de luz no fim do mês, ver qual o vilão do seu consumo mensal, saber onde economizar, e muito mais.

Para utilizar nossa planilha você vai precisar de apenas 4 coisas:

Valor do quilowatt hora: Quanto custa sua energia elétrica? Depende, pois cada concessionária tem sua tarifa por KW/h. Para saber quanto a sua está cobrando, confira o este link da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. Apenas mais um detalhe: Há variação por consumo. Por exemplo: quem tem a energia na condição de família de baixa renda pagará menos; há também o exemplo das faixas de cálculo, onde quem consome até X KWh paga um valor, quem consome acima disso paga outro valor, etc. Para saber detalhadamente, utilize a busca superior, escolhendo a concessionária que opera na sua região.

Adicional de bandeira: O Valor da bandeira é alterado de acordo com o nível de chuvas na região. Se chover pouco, a produção de energia encarece, pois nossa energia é quase em sua totalidade advinda de fontes hidrelétricas. Para saber se este mês a bandeira pesara na sua conta, consulte aqui.

Valor do ICMS: Como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é de decisão do governo do seu estado, cada unidade federativa aplica uma porcentagem diferente. Aqui não tem dica, infelizmente. Você vai ter que visitar algum site oficial do seu estado para pegar a informação. Ahh, e o ICMS também pode apresentar diferentes níveis de incidência. Em SP, por exemplo, consumo menor de 90 KWh é isento, de 91 a 200 KWh há 12% de incidência e acima disso, 25%

Consumo do aparelho: Essa informação você encontra, geralmente, na parte de baixo do aparelho, lateral, etc. Detalhe: Não confunda potência com gasto mensal em KWh (naquele adesivo da Procel).

Com todas essas informações em mãos, é só colocar cada uma em seu devido campo na planilha. Será preciso inserir a quantidade de itens do 'aparelho', como as lâmpadas, que temos várias em uma casa; a potência; tempo de uso diário em média e a quantidade de dias que usar o aparelho naquele mês.

No fim será informado o total por mês por tal aparelho. Depois a planilha aplicará os valores do KWh, o adicional de bandeira, aplicará os impostos e lhe dará o valor aproximado da fatura. Pis e Cofins poderão ser alterados caso necessária, mas há anos permanecem na mesma taxa.

Claro que a nossa planilha serve apenas para uma orientação geral dos seus gastos e não deve ser tomada com certeza absoluta, ok? Existem muitos outros fatores que vão influenciar na sua conta, como a tarifa branca, que coloca preços diferentes para o Kilowatt dependendo do dia da semana e da hora, os impostos estaduais, o seu próprio consumo (variações para quem consome mais ou menos eletricidade, por exemplo), iluminação pública municipal, etc.

Para saber tudo que influencia na sua conta, confira esta cartilha da Aneel, ou, este link com as principais perguntas e respostas

Faltou algo? Encontrou algum errinho? Ajude-nos a fazer a versão 2.0 com sugestões nos nossos comentários. Abaixo segue o link para download.

Versão 2.0

Adicionamos hoje, 22/09/2016, uma nova versão que corrige alguns erros de fórmulas, traz uma nova tela de apresentação e mudança no VBA.

Versão 3.0

Adicionamos hoje, 11/11/2016, uma nova versão que corrige os links e faz algumas mudanças no visual.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.