Dicas

Como calcular datas no Excel

Cálculo com datas sempre foi uma grande dor de cabeça. Aprenda tudo o que você precisa para não sofrer mais com esse tipo de operação

Por Maximiliano Meyer em 11/09/2013 às 09:04 - atualizado: 17/08/2017 08:24

Já pensou em calcular a quantidade de dias e até mesmo de horas que você trabalhou? Ou os dias úteis contidos em um determinado mês sem ter que ir à ponta do lápis? Pois bem, com o Excel temos mais esta ferramenta disponível. Com ela temos a possibilidade de controlar melhor o nosso tempo. O melhor de tudo é que com os recursos que aprenderemos hoje diminuem-se à zero nossa margem de erro em cálculos que, geralmente, estão ligados a coisas bem importantes.

ATENÇÃO!!! Precisando calcular algum intervalo de datas específico?? Então clique aqui e baixe gratuitamente a nossa planilha para coversão de dias, meses ou anos. E se quiser aprender a colocar uma data em uma condição, confira aqui.

Primeiro temos que esclarecer um conceito muito importante: Como o Excel interpreta datas. Funciona assim: O sistema de datas do Excel começa em 1 de janeiro de 1900 (01/01/1900). Esta data é o número 1 para o programa. Por isso se você digitar 1 no Excel e converter a célula para o formato data, será exibido 01/01/1900, se você digitar 2, irá informar 02/01/1900 e se eu colocar 42300 iremos ter a data do dia em que escrevo esta aula, 23/10/2015 (ou 42872 será 17/05/2017, dia em que atualizo o post).

Como calcular datas no Excel

Calculando intervalos de datas

Para calcularmos o intervalo entre duas datas é muito simples. Considere uma planilha contendo uma pequena relação de entradas e saídas de funcionários de uma loja. E esta, composta pelos nomes dos funcionários, a data de entrada e saída de cada e o total de dias (contabilizando juntamente os finais de semana e feriados). Usaremos somente a operação de subtração, que nos dará a diferença de dias entre a data de saída, em relação a data de entrada, através da função =data_final – data_inicial, como veremos a seguir:

Como calcular datas no Excel

OBSERVAÇÃO: Não se esqueça de atribuir a unidade de medida Data nas células onde contém as de entrada e de saída. Selecione as células a receberem o formato, localize Data Abreviada no menu Número, da aba Inicio.

Como calcular datas no Excel

Como calcular datas no Excel

1. Com a planilha já montada, clique na célula que conterá o primeiro resultado e aplique a função dada. Observe que retornará o valor total de dias que o funcionário estabeleceu vínculo empregatício com a loja.

Como calcular datas no Excel 

Como calcular datas no Excel

2. Agora expanda a função atribuindo-a as outras células da coluna. Para isto, basta clicar no canto inferior esquerdo da célula onde contém a função e arrastá-la para as demais. Quando soltar o mouse, observe que os valores serão preenchidos automaticamente. Esse processo chama-se "Alça de Preenchimento" e uma aula completa sobre o recurso pode ser vista aqui.

Como calcular datas no Excel  

Como calcular datas no Excel

Calculando dias úteis

O uso deste cálculo, a fim de saber os dias úteis contidos em um determinado período, é de extrema utilidade para empresas que disponibilizam vales alimentação mensais a seus funcionários, por exemplo, mas também pode ser útil à todos.

Considere uma planilha contendo o dia de início e de término do mês, e também, se houver, feriados ou recessões.

1. Após ter configurado as células datadas com a unidade Data Abreviada, clique na célula onde será apresentado o resultado dos dias úteis e nele iremos aplicar a função =DIATRABALHOTOTAL(data_final;data_inicial;feriados), ou seja, os dias úteis totais de trabalho são influenciados pelas datas iniciais e finais e pelos feridos ou recessões, que possam vir a ocorrer.  A função ficará da seguinte forma: =DIATRABALHOTOTAL(B2;B6;B3:B4).

Como calcular datas no Excel

Aplicando-a, obteremos o resultado.

Como calcular datas no Excel

Você pode, inclusive, usar uma lista auxiliar com diferentes datas a serem desconsideradas nos dias úteis.

Adicionando ou subtraindo meses em uma data

Para este fim, usaremos a função =DATAM(data_inicial;meses), que retorna o número de série da data, quando se indicam a data inicial e o número de meses.

1. Após montar os valores na planilha do Excel, aplique, na primeira célula da coluna Datas Recalculadas a função =DATAM(A3;B3), a fim de somar os meses da célula B3 a data da célula A3. Feito isto expanda a função às demais células da mesma coluna.

Como calcular datas no Excel    Como calcular datas no Excel

2. Observe que, nas células dos resultados, apareceram valores numéricos que não condizem com datas, pois bem, é assim que o Excel interpreta uma data. Para que seja mostrado a data na forma que conhecemos, marque estas células e localize na seção Número, da aba de ferramentas Início, a opção Data Abreviada. Pronto, a data irá aparecer normalmente (lembra que falamos disso lá no início?).

Como calcular datas no Excel

Como calcular datas no Excel

Trabalhando com dias negativos

Mas e se você quiser trabalhar com datas negativas? Afinal, em alguns casos isso pode ser necessário. Se você fizer isso com a configuração padrão do Excel, aquela que aprendemos no início da aula e começa a contar os dias a partir de 01 de janeiro de 1900, tudo que for negativo aparecerá como ########### no resultado.

Para resolvermos isso vamos na guia "Arquivo" e depois em "Opções". Nesta nova janela vá na guia "Avançado" e navegue até achar a caixa de seleção "Usar sistema de data 1904".

Como calcular datas no Excel

Note que agora a contagem não começara em 01/01/1900, ok? O número 1 neste formato corresponde a 02/01/1904. Não esqueça de adaptar seus valores. Confira como ficou:

Como calcular datas no Excel

Aproveite ao máximo mais esta super função ofertata pelo Excel para organizar suas datas e tarefas, diverta-se!

Como calcular datas no Excel

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar