Planilhas

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0

Faça download desta planilha de controle de estoque em excel. Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. O Controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercado

Por Maximiliano Meyer em 14/07/2013 às 10:15 - atualizado: 16/08/2017 09:01

Planilha desenvolvida por Marcos Rieper do Guia do Excel.

Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. O Controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.

O planejamento é um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma política de estocagem eficiente, tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente e a área de produção prefere também trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque, por outro lado, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e melhorar seu fluxo de caixa, e até mesmo depender menos de capital de terceiros caso o estoque seja financiado (compras a prazo).

O controle de estoque é uma das principais ferramentas de uma empresa organizada, sendo que ela tem por objetivo controlar a entrada e saída de mercadorias e manter também um controle do custo médio do seu estoque que é um dos principais ativos da empresa. 

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0

Esta planilha tem por objetivo permitir o controle simples da entrada e saída de mercadorias, manter o registro de inventário dos produtos e permitir a aferição do valor do estoque pelo método do custo médio. Tudo em uma planilha simples em Excel que utiliza-se também de um VBA Excel simples.

Na planilha Menu, você tem acesso a todas as funções do arquivo Excel:

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0

Para o lançamento dos produtos é necessário o cadastramento dos produtos e dos tipos de movimentação. No cadastro de tipos de movimentação um adendo: Nunca deve ser excluído um registro no Registro de inventário porque é uma movimentação fiscal, ela serve para registro do governo.

Para estornar uma movimentação, é necessário cadastrar uma nova Operação fiscal, como por exemplo uma operação contrária da ENTRADA DE FORNECEDOR seria ESTORNO DE ENTRADA DE FORNECEDOR e cadastrá-la como uma saída, desta forma a movimentação no registro de inventário ficará correta.

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0
Cadastro de produtos

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0
Cadastro geral

No botão Entrada e Saída você tem acesso ao lançamento das notas fiscais de entrada e saída.

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0

No registro de inventário há o acesso a todas as movimentações realizadas.

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0

E por fim na consulta de estoque você tem acesso ao histórico de movimentação de um produto, o cálculo do custo médio e o seu saldo atual.

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0

Então é isso, fica a ideia para em um próximo artigo criar uma planilha para análise do tempo ótimo de reposição de mercadorias e cálculo do estoque mínimo.

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

Versão 2.0 - 28/08/2015

Ótima notícia pessoal. Graças ao nosso leitor e amigo Chrystian Costa, agora a planilha está rodando redondinha =D. Baixem e confiram as mudanças. Se encontrarem algum problema é só reportar aqui, ok? E não esqueçam de deixar um agradecimento especial ao Chrystian.

Versão 3.0 - 27/09/2016

Adicionamos uma nova versão que corrige alguns erros de fórmulas, traz uma nova tela de apresentação e mudança no VBA.

Versão 4.0 - 13/02/2017

Corrijimos o bug com as versões 64 bits.

Como zerar uma planilha e apagar os exemplos?

Fácil, para apagar o conteúdo, apague os dados na coluna "Registro de Inventário", após isso, mesmo que você aperte o botão, "consultar estoque", a planilha ficará em branco.

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.

Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0Planilha Controle de Estoque no Excel 4.0

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar