A conversão de formatos como MB, KB ou B não é muito complicado de se realizar, no entanto, caso se tenha valores mais complexos e pressa na obtenção do resultado, esta ação torna-se quase que inviável. Existe hoje um vasta quantia de sites que disponibilizam esta façanha, porém, o que fazer se a internet não está funcionando no momento? A solução para este problema pode ser encontrada no Excel, onde através da combinação de algumas fórmulas, é possível realizar esta conversão.

Estas codificações de formatos estão presentes em todos os arquivos do computador, no entanto, muitas vezes nem as percebemos. Muito utilizados no ramo da computação e por profissionais desta área, os formatos de arquivos seguem determinada hierarquia, subdivida em 9, dos quais os mais conhecidos são MB, KB e B, pois aparecem com mais frequência no cotidiano dos usuários. Veja o que equivale cada um deles:

  • Byte (B) - constituido por 8 bits de dados, estes descrevem o tamanho de um arquivo, a quantidade de espaço em um disco ou outro meio de armazenamento;
  • Kilobyte (KB) - composto por 1.024 ou aproximadamente 1.000 bytes;
  • Megabyte (MB) - possui mais de 1 milhão de bytes, ou mais precisamente 1.048.576 bytes;
  • Gigabyte (GB) - 1024 vez o valor de 1 Megabyte;
  • Terabyte (TB) - 1024 vez o valor de 1 Gigabyte;

Na planilha que será disponibilizada para download, podemos realizar a conversão de qualquer um destes formatos, bastando apenas digitar o valor e a unidade na primeira célula e o formato buscado na célula referente a este, e o valor retornará automaticamente.

Agora realizar uma conversão de formatos se tornou mais prático e rápido com o uso desta planilha do Excel. Aproveite e confira nossas outras Planilhas para Download!

Clique aqui para fazer o download do arquivo
Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar,abrir ou executar nossas planilhas.

Versão 2.0 - 21/09/2015

Adicionado os formatos GB e TB. Novo visual e facilitação dos comandos.

Versão 3.0 - 22/09/2016

Adicionamos uma nova versão que corrige alguns erros de fórmulas, traz uma nova tela de apresentação e mudança no VBA.

Versão 4.0 - 13/02/2017

Corrijimos o bug com as versões 64 bits. 

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.