Você também acha que o Excel é uma ferramenta tão completa que só falta falar? Pois agora não falta mais. Ativando a opção de Fala será possível que o Excel leia para você o que está inserido em suas planilhas enquanto você confere na versão impressa. Além do mais, esta função é vital para deficiente audiovisuais.  

Aproveitando, temos uma outra superdica que vai casar muito bem com essa. Para receber uma mensagem de voz de boas vindas a cada vez que abrir suas planilhas confira aqui.                 

Para isso faça o seguinte:                           

Clique na flechinha de menu escondido lá no alto, chamada "Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido" e depois vá em "Mais Comandos..."                

Selecione "Todos os Comandos" na caixa de seleção e na caixa Escolher Comandos, procure a opção "Células de Fala" e clique em "adicionar" e por fim "Ok" para incluir esta funcionalidade na Barra de Acesso rápido do seu Excel.    

Agora é só selecionar as células que você quer que sejam lidas e clicar no botão que foi adicionado em sua barra de Acesso Rápido.

O programa de voz pode reproduzir textos e números. Esperamos que seja útil. 

Faça seus testes, veja se deu tudo certinho e depois volte aqui para nos dizer se a dica funcionou e se fou útil para você. Abraços e até a próxima.