Olá, pessoal. prontos pra mais uma aula com questões resolvidas e comentadas? Vamos lá.
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01 - (2014 - Consuplan - CBTU) Considere a planilha produzida com a ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão)
De acordo com as informações apresentadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Se na célula A7 for aplicada a fórmula =SOMA(B4:E4), o resultado será 210.
( ) Para obter a média dos valores no ano de 2003, pode-se inserir a fórmula =MÉDIA(D2:D6) na célula B7.
( ) Se na célula C7 for inserida a fórmula =MÁXIMO(B5;D5;C6;D6), o resultado será 800.
( ) Ao aplicar na célula D7 a função =SE(B3>E6;"NÃO";"SIM"), o resultado obtido será "NÃO".
A sequência está correta em
a) V, V, V, F.
b) V, V, F, V.
c) F, F, F, V.
d) F, V, F, F.
Solução: Letra D. Temos 4 questões em uma, no entanto elas são fáceis, vamos lá: A primeira afirmação é, obviamente, falsa, repare que a questão está nos dizendo para fazer uma soma de células que contém letras. Totalmente sem possibilidade de isso dar certo. Aprenda mais sobre a função Soma aqui.
A segunda é verdadeira, note que este é o comando correto para conseguirmos uma média dos valores. Para saber mais sobre média, veja aqui. Veja as opções e note que sabendo a resposta das 2 primeiras já matamos a questão, mas para aprendermos melhor, vamos ver as seguintes alternativas.
Na terceira afirmativa, a fórmula retornará o valor máximo dentro do conjunto das células B5 e D5 e C6 e D6. O resultado será 540, e não 800, visto que ele nem mesmo está nas células informadas no enunciado. Questão de atenção e não de conhecimento. Veja mais sobre a função aqui.
Na última, a fórmula em questão verifica se uma condição foi satisfeita e retorna um valor se verdadeiro ou outro valor se falso. Se B3 for maior que E6, o valor será não, se verdadeiro, e sim, se falso. Repare que 400 não é maior que 400, logo o resultado será SIM. Mais sobre a função, aqui.
2 - (2014 - Vunesp - Desenvolvesp) Considere os seguintes valores em uma planilha do MS-Excel 2010, na sua configuração padrão:
• 61 na célula A1
• 5 na célula B1
• 6 na célula B2
Assinale a alternativa com o resultado proporcionado pela fórmula =SE(OU(MÉDIA(A1;B1;B2)>24;0);1;CONT.NÚM(B1;B2)) aplicada na célula A2.
a) #NOME?
b) 0
c) 1
d) 2
e) 11
Solução: Letra D. Bom, essa é complicada, ela tenta nos vencer pelo comprimento da questão e pelo cansaço. Vamos por partes: Repare que a questão pede para descobrir o resultado em A2, segundo os valores 61, 5 e 6, lançados respectivamente em A1, B1 e B2. Veja agora que temos a função SE e OU (condicionais), MÉDIA e CONT.NÚM (quantidade de números). Primeiro vamos ter então que resolver a função SE, identificar as partes, fazer o teste lógico, e depois o verdadeiro ou falso.
E qual é esse teste? É a função média dos valores OU(MÉDIA(A1;B1;B2)>24;0). A média aritmética dos valores de A1 e B1 e B2 é (61+5+6)/3 = 24. E 24 não é maior que 24, certo? Portanto, o teste lógico é FALSO.
A função OU retorna verdadeiro se apenas um dos valores for verdadeiro. Então temos: OU(FALSO;0), lembre-se que no Excel, 0 é sinônimo de FALSO. 1 é VERDADEIRO, dessa forma fica assim OU(FALSO;FALSO). Nenhum deu verdadeiro, portanto a função OU resulta em FALSO.
Como deu falso, não fazemos o verdadeiro (que vale 1), e pulamos direto para CONT.NÚM(B1;B2). Resolvemos isso e teremos a resposta, e quantos números existem em B1 e B2? Atenção: Não some os valores, conte o número de células com valores numéricos, ou seja, 2, letra D. Veja mais sobre a função Se aqui.
3 - (2014 - Vunesp - Prodest-ES) Observe a planilha do MS-Excel 2010, em sua configuração original, apresentada na figura.
Considerando a fórmula da célula D3, assinale a alternativa que contém o percentual que será utilizado para calcular o valor do Imposto das Balas de Gelatina.
a) 0,2%.
b) 0,4%.
c) 4%.
d) 20%.
e) 40%.
Solução: Letra D. Repare que essa questão envolve conceitos semelhantes à questão anterior. Resolvendo: O teste a ser feito, note na barra, é OU(B3>1;C3<50); C3*0,4 é o resultado se for verdadeiro, e C3*0,2 se for falso. Agora que já sabemos as etapas, faremos o teste OU(B3>1;C3<50).
Veja que temos que B3 é igual a 1 e C3 é igual a 50. Ou seja, em ambos deu falso. Ficou OU(falso;falso), por isso iremos fazer o resultado para um retorno falso, que é C3*0,2.
Agora faça a continha e pronto: 0,2 é o mesmo que 1/5, o mesmo que 2/10, o mesmo que 20/100. 20/100 é 20 por cento.
4 - (2014 - Vunesp - Prodest-ES) Observe as planilhas do MS-Excel 2010, a seguir, na sua configuração padrão. As planilhas apresentam a mesma tabela em dois momentos: antes e depois da classificação de dados no intervalo de células A9:D15.
antes da classificação
depois da classificação
Considerando que a ordem utilizada foi "do maior para o menor valor", assinale a alternativa que contém as colunas utilizadas na classificação.
a) Valor e Frete.
b) Frete e Valor.
c) Valor e Qtde.
d) Frete e Qtde.
e) Qtde e Frete.
Solução: Letra D. Essa também não exigia tanto conhecimento do Excel, e sim de lógica. Veja que está na segunda imagem os valores estão ordenados na coluna "Frete", e quando existem fretes de mesmo valor, o Excel irá usar a coluna "Qtde" como segundo critério de classificação. Saiba mais sobre ordenação aqui.
5 - (2014 - Vunesp - Fundacentro) Observe a planilha a seguir, extraída do MS-Excel 2010 em sua configuração padrão. Considere que o caractere ";" (ponto e vírgula) está configurado como separador de argumentos das funções.
Assinale a alternativa que contém o resultado da fórmula =SOMASE(B2:B5;"<=20";C2:C5) a ser inserida na célula C6.
a) R$ 2.500,00
b) R$ 3.400,00
c) R$ 8.800,00
d) R$ 12.400,00
e) R$ 15.800,00
Solução: Letra B. Resolvendo: Conforme nos manda a fórmula Somase devemos somar os valores que estão em C2:C5 (coluna Salário), apenas quando os valores da coluna idade (B2:B5) for menor ou igual a 20. Dessa forma somaremos as idades de Sandra e Gabriela. 2.500 + 900 = 3.400.
Para saber mais sobre Somase veja aqui
Continuem estudando e até a próxima.
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