Olá, pessoal, estudando bastante? Lembrem-se: um dos melhores métodos para aprender é praticando e o outro, com certeza, é resolvendo exercícios anteriores.
Hoje veremos mais 5 questões resolvidas e comentadas, vamos lá:
E para ver todos os nossos posts voltados a concursos públicos, clique aqui.
01) (Ieses, IGP-SC, 2014) No Microsoft Excel uma fórmula deve sempre ser iniciada pelo caractere:
a) =
b) $
c) +
d) f
Solução: Letra A, facílima essa, certo? Como sabemos, todas as funções devem começar com o sinal de igualdade para que o Excel entenda o que estamos pedindo para ele. Mas caso você tenha errado, não se desespere, veja este nosso post sobre os princípios básicos do programa e mãos à obra.
02) (Cespe, TJ-SE, 2014) Considerando a figura abaixo, que ilustra um arquivo em edição no Microsoft Excel 2010, julgue os itens subsequentes.
Após ter sido salvo no ambiente Windows, na pasta Arquivos de Programas, o arquivo não poderá ser editado no ambiente Linux.
( )Certo ( ) Errado
Solução: Errado. Nessa questão veja que o Cespe menospreza o Linux, sugerindo que ele seja incapaz de editar o arquivo do Excel 2010. Sempre que uma afirmação nesse sentido, desconfie. Agora vamos á explicação: Se o Linux possui um editor de planilhas, como o LibreOffice Calc, o arquivo poderá ser editado. Até porque o Linux acessa a partição Windows, e o LibreOffice Calc reconhece a extensão XLSX do Microsoft Excel 2010, sem problemas.
03) (Cespe, TJ-SE, 2014) Considerando a figura abaixo, que ilustra um arquivo em edição no Microsoft Excel 2010, julgue os itens subsequentes.
O Excel 2010 possui uma função que permite enviar por email uma cópia do arquivo no formato pdf
( )Certo ( ) Errado
Solução: O gabarito é "Certo", pois isso é perfeitamente possível no Excel 2010 e 2013. Para conferir siga o seguinte caminho: Faixa de opções Arquivo/Compartilhar/E-mail/Enviar como PDF.
04) (Funcab, Prodam-AM, 2014) No Microsoft Office Excel, o intervalo de dados de um gráfico é representado da seguinte forma:
='Planejador orçamentário'!$D$13:$E$15
Sobre essa informação, é correto afirmar:
a) O título do gráfico é "Planejador Orçamentário".
b) As 13 primeiras linhas da coluna D correspondem à ordenada.
c) As 15 primeiras linhas da coluna E correspondem à abscissa.
d) O gráfico foi criado com os valores contidos no intervalo de dados de D13 a E15 da planilha "Planejador Orçamentário".
e) A cifra $ indica que os dados contidos no gráfico são valores monetários.
Solução: Letra D. Vamos por eliminação: Letra A não pode ser pois aquele nome entre aspas refere-se ao nome da planilha em que estão inseridas as informações e não a algum gráfico em si; alternativas Be C não podem ser pois elas se referem ao plano cartesiano; letra E não pode ser pois o cifrão não funciona como identificador de valores monetários, mas sim de bloqueador de valores.
Para saber mais sobre o caractere especial $, clique aqui
05) (Funcab, Prodam-AM, 2014) Observe a seguir a imagem parcial do Microsoft Office Excel.
A imagem
a) um comentário.
b) uma classificação.
c) um agrupamento.
d) um hyperlink.
e) um filtro.
Solução: Complicada essa, certo? Não se você estudou nossos artigos e aprendeu como inserir filtros. Nossa resposta é, portanto, a letra E. Para saber como criar filtros e montar uma drop down list, clique aqui.
Continuem estudando e até breve com mais questões resolvidas e comentadas.
Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.