Que tal criar uma super tabela que te avisa quando os aniversários de seus amigos estão próximos? E mais, mande essa postagem para seus amigos e nunca mais aceita qualquer tipo de desculpa sobre alguém ter esquecido seu presente de aniversário.

Atenção pessoal: O download no final dest post está com uma nova versão da planilha, diferente desta que ensinamos a fazer aqui, ok? Então não se assuste ao ver que o download não está igual ao que foi visto em aula.

A tabela que aprenderemos hoje é incrivelmente simples de ser feita e fica bem legal, confira abaixo como ficou a nossa, que inclusive, está para download no final desta postagem:

Gostou? Então abra seu Excel e vamos fazer uma =)

A primeira coisa é escrever o nome do amigo em uma coluna e a data do aniversário na outra. Utilize o formato XX/mês, conforme está no exemplo para ficar mais simétrico visualmente. Siga sempre o mesmo padrão, o dia com 2 dígitos e o mês com as 3 primeiras letras. Ex: Jan, Fev, Mar, Abr... Não se preocupe em colocá-los em ordem, pois o Excel fará isso automaticamente para nós depois.

Agora na coluna do lado iremos escrever a seguinte função =SE(E(AGORA()-DATA(ANO(AGORA());MÊS(C5);DIA(C5))>=-7;AGORA()-DATA(ANO(AGORA());MÊS(C5);DIA(C5))<1);"tá chegando!";"") Veja que dentro desta função maior estão inclusas várias outras que, inclusive, já apareceram por aqui, como a função condicional Se. Detalhe, você não precisa inserir a função em todas as linhas, copie e cole apenas na primeira e depois arraste o cantinho da célula onde você inseriu a função até o último aniversariante.

Um detalhe muito importante: Veja que na nossa função está referida a célula "C5" que foi a primeira célula onde continha uma data Ed aniversário. No entanto, se você fizer sua tabela de aniversário em outras células, apenas ajuste aqueles "C5" para "B2", "H8" ou qualquer uma que você for usar. Continuando:

Veja que aqueles que faltam menos de 7 dias ele avisa com a frase "Está Chegando", mas esse valor poderia ser totalmente editado para conter a frase que você quiser. Da mesma forma que se você quiser ser alertado sobre os próximos aniversariantes dentro de 30 dias, é só substituir esse 7 da função por 30.

Agora vamos ordenar as datas cronologicamente. Para isso selecione todas as datas de aniversário e vá na guia "Início", depois em "Classificar e Filtrar" e por fim "Classificar do Mais Antigo para o Mais Novo". Na caixinha que aparecer deixe marcado "Expandir a seleção" e clique em "Classificar".

Pronto, veja que os aniversários já estão na ordem correta:

Sempre que adicionar uma nova data faça repita esse passo e sua planilha estará sempre na ordem cronológica. Agora vamos fazer o seguinte: Clique em qualquer lugar que contenha dados e clique na guia "Inserir" e depois "Tabela", dê um Ok e sua tabela ficará mais bonita, com cores e tudo mais. Veja que agora temos, tembém, nome para as colunas. Renomeie-as como desejar, no nosso exemplo foi: "Nomes", "Aniversários e "Chegando? "Confira como ela está ficando legal:

Repare que agora, clicando na setinha ao lado de "Chegando?", por exmplo, você poderá filtrar e ver somente aqueles que estão chegando. Da mesma forma é possível filtrar por nome e datas.

Por fim você pode personalizar um pouco mais, clique na guia "Inserir", depois em "Clip-Art", procure pelo termo "Aniversário", escolha uma imagem legal e coloque-a onde achar melhor.

Pronto, sua tabela está pronta. Mande para seus amigos e eles nunca mais terão a desculpa de dizerem que esqueceram seu presente de novo.

Abaixo segue o link para download do modelo usado no tutorial.

Clique aqui para fazer o download do arquivo
Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar,abrir ou executar nossas planilhas.

Versão 2.0

Hoje, 14/12/2015, colocamos a versão 2.0 que está muito mais linda, com uma nova coluna para contar os dias que faltam, formatação condicional, macros, etc. Bem mais completa.

Versão 3.0

Adicionamos hoje, 16/09/2016, uma nova versão que corrige alguns erros de fórmulas, traz uma nova tela de apresentação e mudança no VBA.

Versão 4.0

Hoje, dia 13/02/2017, corrijimos o bug com as versões 64 bits e, a pedidos, adicionamos uma mensagem para aniversários que já passaram.

Versão 5.0

Hoje, dia 27/02/2018, consertamos um erro menor.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.