Por vezes criamos um projeto, compartilhamos com os demais colegas e funcionários na rede da empresa, porém, não queremos que eles possam criar uma cópia do arquivo, ou seja, usar o famoso ‘Salvar como" e adicionarem à sua máquina, trocar nome, mudar o local, etc.

A razão disso pode ser segurança, pode ser para que não tenham dados desencontrados, para que não tenham diferentes versões rodando pelo escritório, etc. O importante é que será facinho, com algumas linhas de código VBA, desabilitar essa função, permitindo assim, a edição apenas na tabela mestre, ou seja, tudo ficará centralizado naquela que você compartilhar com todos.

Para isso vamos usar uma simples rotina no VBA. Começando: Após abrir o sistema de edição de VBA’s (aprenda aqui como, caso não saiba) e dê um duplo clique em "EstaPasta_de_Trabalho" e uma nova janela será aberta. Será nela que vamos colocar o código.

Nessa janela vamos inserir o seguinte código:

Private Sub Workbook_BeforeSave(ByVal SaveAsUI As Boolean, Cancel As Boolean)
   If SaveAsUI = True Then
     Cancel = True
     Application.EnableEvents = False
     ThisWorkbook.Save
             MsgBox "A Opção 'Salvar Como' está desabilitada!"
      Application.EnableEvents = True
   End If
End Sub

Veja que agora, toda vez que seu usuário tentar salvar uma cópia dessa planilha, a seguinte mensagem será exibida:

Pronto, agora seu arquivo está mais seguro e desencontros serão evitados. Apenas mais uma simples, porém importantíssima observação: Repare que você só deverá inserir o código após estar com a planilha no local correto, por exemplo, senão, nem mesmo você poderá usar o "Salvar Como", ok?

Finalizando: Não esqueça de salvar o arquivo como "Habilitado para Macro", ok? Senão não funcionará.

Bom trabalho