O Excel vem sempre tentando facilitar a vida dos usuários com recursos úteis e de fácil aplicação. Fazer uma planilha simples no Excel poderia levar muitas horas extras de trabalho se não fossem estes recursos.

Aqui vamos ver como funciona a função TRANSPOR, que transforma seus dados que estão em formato de coluna para linhas e vice-versa. Muito útil para montar folhas de pagamento, planilhas de estoque e várias outras.

O que é a função =Transpor()?

A função transpor tem como objetivo transferir um intervalo de células que está posicionado na vertical para um intervalo de células na horizontal ou vice-versa. Neste caso, para que a função seja efetiva, vamos transformar um intervalo que está na vertical para horizontal, ou seja, dados que estão em colunas para linhas.

Vamos preencher uma planilha bem simples, só para servir de exemplo.

Primeiramente, vamos observar o numero de linhas e colunas que nossa planilha tem. A nossa planilha aqui tem 7 linhas e 3 colunas.

Vamos selecionar uma área de 3 linhas e 7 colunas para usarmos nossa função transpor.

Dentro da função transpor precisamos passar nossa matriz, que é a origem dos dados. Feito isso, aperta CTRL + SHIFT + ENTER.

Sua planilha deve ficar parecida com essa:

Depois só precisamos fazer as alterações estéticas da nossa planilha para que fique apresentável.

Com base nas informações adquiridas, foi possível conhecer a função TRANSPOR de modo a ser possível praticá-la quando surgir a necessidade de transformar tabelas em formatos verticais para formatos horizontais ou vice-versa.

Vale ressaltar que o uso desta função elimina todo o trabalho manual que no caso se resumiria em copiar e colar células individuais ou digitar as informações em cada célula.