O Excel faz parte do pacote Office, a mais famosa suíte de "aplicativos para escritório" do mundo. E, embora tenha este nome, os programas são indicados para todos os tipos de tarefas, seja estudo, gerenciamento de negócios, vida financeira, etc.

Desde que foi criado, há mais de 20 anos, o Office se destacou como o número 1 do mundo, muito pelo fato de ser facilmente "pirateado" e instalado de modo ilegal nos computadores. Porém, há modos legais de ter sua cópia gratuita do Excel e do pacote Office. Vamos conferir:

Office 365 para estudantes

Caso você seja estudante ou professor, então você tem uma chance muito grande de ter direito a uma cópia completinha do Office com direito a instalação de até 5 cópias simultâneas. Procure o departamento de informática da sua escola ou universidade e pergunte se a instituição tem uma licença acadêmica do Office para distribuir cópias para os seus alunos. 

Após você ter pego o seu login e senha, você deve acessar este link, entrar com os dados fornecidos e instalar sua cópia. 

Office Online - OneDrive

Caso você não seja estudante ou professor ainda assim poderá usar o Office, embora não em seu modo "normal". Com o One Drive você poderá usar o Office de modo online, com todos os recursos disponíveis e sem precisar instalar nada na sua máquina.

A cópia é ligada à sua conta do OneDrive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft, portanto um ponto positivo: seus documentos serão salvos automaticamente a cada utilização. Além disso há a facilidade de editar projetos simultaneamente com outros usuários de forma muito mais fácil do que na versão convencional.

A única desvantagem desta versão do Office é que você não poderá utilizá-lo quando estiver offline. De resto, todas as opções estão disponíveis. Aproveite os aplicativos Office de maneira gratuita clicando aqui

Office Mobile

Até um tempo atrás os aplicativos do Office só podiam ser usados em smartphones da própria Microsoft. Porém, como ninguém compra aquelas porcarias, como a ideia é expandir a marca, os apps foram liberados também para Android e iOS, assim como anunciamos aqui no Aprender Excel

Assim como o item anterior, os aplicativos trabalham com os arquivos armazenados no OneDrive. Para baixar e instalar siga estes links:

Interessante uma última ressalva: Agora que o Windows 10 é totalmente focada em mobilidade, você pode instalar esta versão também em seu notebook ou tablet com Windows 10 em formato aplicativo.

Office versão Google

Caso você não goste de usar o OneDrive (eu odeio), mas precisa usar alguma ferramenta online de edição de documentos, uma boa pedida é o Google Docs, parte integrante do Google Drive.

Assim como os demais produtos do Google, o Docs também mantém um visual simples, intuitivo e de fácil utilização. Porém, tem o incômodo de ser o Excel propriamente dito. Por isso atente a alguns ícones diferentes, menus que estão em outro local do esperado e mostrado aqui no site, etc. Mas no geral a coisa é a mesma. Aproveite. É de graça.

O link para a suíte de aplicativos online é este

Libre Office

E se você quer mesmo apostar em outras ferramentas, então aposte no Libre Office. Ele é uma suíte de aplicativos totalmente gratuita e completa. Você terá programas similares ao Word, Excel e PowerPoint sem gastar nada.

Claro que alguns botões, menus e até as fórmulas terão nomes diferentes da versão famosa da Microsoft, porém, isso é o de menos, concorda? Por exemplo: Se você abrir dentro do Libre Office uma planilha baixada aqui do site, feita no Excel da Microsoft não terá problemas. Mesmo que as fórmulas tenham nomes diferentes, o programa fará a conversão automaticamente e você poderá usufruir de todas as funcionalidades como se estivesse no próprio Excel.

Para baixar o pacote gratuitamente, é só acessar este link. Lembrando que o Libre Office é uma iniciativa que sobrevive de doações, portanto, caso você gostar do produto, considere doar 5 reais para ajudar os desenvolvedores. Certamente não lhe fará falta.

Office de versão testes

Uma última alternativa é usar a versão de teste do Office 365. São 30 dias para que você possa avaliar o produto antes de decidir pela compra. Depois, se quiser, pode assinar o serviço por R$29,00 por mês, ou cancelar o uso e recorrer a alguma outra alternativa deste post. Além de poder usar o Office você também ganha 1TB de armazenamento no OneDrive, entre outras coisas.

Um detalhe importante: Para você fazer uso desse recurso é preciso informar um cartão de crédito válido. Não se preocupe, pois nenhum centavo será cobrado até o término dos 30 dias. Você só não pode esquecer de cancelar antes do final deste prazo, ok? Para acessar a versão de testes acesse este link

E aí, conhece alguma outra forma legal de ter o Office? Conte pra gente nos comentários e ajude a melhorar o post.