Hoje trazemos mais uma planilha gratuita e que vai ajudar muita gente, principalmente nossos leitores que são contadores, contabilistas, trabalhem no administrativo das empresas, organize folhas de pagamento, etc.

A planilha é um contracheque, daqueles mesmo que recebemos no final de cada mês registrando todos os vencimentos, descontos, impostos, FGTS, etc.

É empregado e não empregador? Veja estas planilhas então:
Planilha gratuita de salário líquido
Planilha de horas trabalhadas e salário devido

Na planilha que verems hoje há o modelo preto e branco e modelo colorido. Você escolhe qual deseja e imprime. Os modelos já vêm configurados para impressão em folha A4, 2 comprovantes por folha (1 via para o empregador, outra para o empregado). E não se preocupe, pois precisará preencher somente a primeira via, pois a segunda é um espelho desta, reproduzindo tudo que foi inserido na outra.

Vamos ver agora cada parte desta planilha.

Contracheque

Este é a parte principal da planilha. Como dissemos anteriormente, há o modelo preto e branco e o modelo colorido:

O contracheque é, em boa parte, preenchido automaticamente quando você escolhe o funcionário através do campo código (veremos logo como inserir estes dados) e o CBO. As únicas informações não automatizadas são o nome da empresa e o CNPJ.

Depois há alguns campos automatizados, mas que podem ser editados diretamente pela tela de contracheque, como mês de pagamento e coluna de referência.

A outra parte a ser escolhida em menu suspenso serão os itens discriminados no contracheque. Aqui você tem que tomar cuidado em seguir a seguinte ordem para que as fórmulas funcionem como o esperado:  

1º item: Salário
2º item: INSS
3º item: Imposto de renda (caso o salário do funcionário gere retenção do IR na fonte, ele deverá estar no 3 item da lista. Agora, se o salário for isento, essa linha pode ser usada para qualquer outro item, como auxílio alimentação, seguro de vida, horas extra, etc, mas). 

Na parte mais abaixo há os cálculos de FGTS, contribuição ao INSS, imposto de renda, entre outras informações. Os cálculos são feitos automaticamente.

Colunas como Vencimentos e Descontos estão editáveis, devido a cada funcionário ser um caso específico.

Dados

Nesta planilha você irá fazer o cadastro dos funcionários e os dados de pagamento da sua empresa. É aqui também que você irá atualizar os índices como contribuição ao INSS, FGTS, imposto de renda, etc. Os links para a fonte oficial estão nesta mesma planilha.

E se você não tiver intimidade com a ferramenta para fazer as atualizações por conta própria, é só voltar aqui no nosso site e baixar a versão atualizada da mesma com os novos dados. Tão logo o governo divulgar os novos índices a planilha será atualizada.

Os últimos dados de contribuição do INSS foram atualizados em 16 de janeiro de 2017 e os de recolhimento ao IR em 23 de novembro de 2016.

Detalhe: A planilha está utilizando a fórmula =Procv() para as consultas de funcionário e está fórmula exige que os dados estejam em ordem para que a busca funcione. Dessa forma o campo "matrícula" deve estar sempre ordenado.

Mas não se preocupe em inserir tudo ordenamente ou ter o trabalho de inserir e mover linhas quando tiver de fazer inserção de uma matrícula fora de ordem. Insira o novo funcionário no próximo espaço da lista e depois clique no botão "Ordenar Dados" e o Excel irá fazer a atualização automaticamente.

Classificação CDO

Por fim há a classificação CDO, organizada pelo próprio Ministério do Trabalho e Emprego. A última versão é a 4.0.5 e o link para consultas está na planilha.

Observações finais

Caso você não saiba, o cálculo do IR utiliza alguns parâmetros do contracheque como pensão alimentícia e previdência privada para saber qual sua base de cálculo. Estes 2 citados são os mais comuns e atendem 99% dos assalariados, por isso são os que estão sendo levados em conta no cálculo-base do IR.

Caso você precise dos outros parâmetros para o cálculo, como Funpresp, FAPI, carnê-leão, etc. entre em contato nos comentários.

Até mesmo o site da receita federal os generaliza como "Outras deduções" tendo em vista sua raridade, conforme você confere no print abaixo:

E por falar no site oficial da Receita Federal para cálculo dos impostos, veja que nossa planilha está gerando exatamente os mesmos valores do site do governo =) 

Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário para nós e nos ajude a fazer uma planilha de contracheques cada vez melhor.

Abaixo o link para download

Clique aqui para fazer o download do arquivo
Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar,abrir ou executar nossas planilhas.

VERSÃO 2.0

Adicionamos hoje, 01/02/2017, uma nova versão que corrige alguns errinhos de fórmulas e formatação de dados.

VERSÃO 3.0

Hoje, dia 13/02/2017, corrijimos o bug com as versões 64 bits. 

VERSÃO 4.0

Hoje, dia 14/02/2017, corrijimos um pequeno problema estético com as células de porcentagem.

VERSÃO 5.0

Hoje, dia 20/03/2017, corrijimos um bug que fazia com que uma informação da primeira planilha não fosse replicada na segunda via.

VERSÃO 6.0

Hoje, dia 27/02/2018, consertamos um erro menor.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.