Dicas

Calculando a idade em dias, meses e anos no Excel

O Excel também pode ser bem divertido ;)

Por Maximiliano Meyer em 15/03/2018 às 11:26 - atualizado: 15/03/2018 11:26

O Excel é repleto de funções "sérias" que usamos para nos organizar financeiramente, calcular juros, rendimentos, estudar, trabalhar, etc. Mas o que pouco sabem é que com um pouquinho de criatividade essas mesmas fórmulas podem ser usadas para coisas bacanas e bastante interessantes, como o truque que vamos aprender hoje: como calcular uma idade completa, com anos, meses e dias.

A função usada para isso sera a =DataDif() que, inclusive, já fizemos um post sobre ela aqui no Aprender Excel onde mostramos como aplicar ela em diversos cenários. Então se você quiser se aprofundar é só conferir o link. Hoje vamos focar em saber a nossa idade especificada em anos, meses e dias.

Antes de mais nada, observe que se você digitar no Excel "=DataDif()" vai notar que não será exibido aquele balãozinho explicativo descrevendo a função e seus argumentos como acontece com as demais fórmulas. Isso ocorre porque ela é uma função oculta. Não sei qual o motivo dela estar oculta, mas aí está um bom post: funções ocultas do Excel ;)

Mas voltando ao tema do texto de hoje, a função possui apenas 3 argumentos: 
=DataDif(data_início; data_fim; formato), sendo:

  • data_início: no primeiro argumento você deverá informar a data mais antiga, neste caso a data do seu nascimento;
  • data_fim: no segundo argumento você informará a data mais recente, como a data de hoje, por exemplo;
  • formato: o formato determina se o resultado mostrará anos, meses ou dias. Apesar de a função estar traduzida, esse argumento precisa ser informado em inglês, ou seja, "d", para dia (day), "m" para mês (month) e "y" para ano (year).

Agora é só juntar as peças e criar as fórmulas, uma para cada quesito (ano, mês, dia). O meu exemplo ficou assim onde calculei uma idade qualquer:

Calculando a idade em dias, meses e anos no Excel

Detalhe: Veja como usei a função =Hoje() para que o Excel mantenha a fórmula sempre atualizada a cada dia que se passar. 

Ok. Se quisermos saber quantos dias de vida tem uma pessoa a fórmula se sai bem  Mas temos que concordar que fica bastante estranho lermos a idade de alguém dessa maneira, certo? O mais comum nesse caso é dizer que a pessoa tem X anos, X meses (1 a 11) e X dias (1 a 28, 29 ou 30). 

Para isso vamos usar a mesma fórmula alterando somente os argumentos finais:

  • Meses: Use o argumento "YM";
  • Dias: Use o argumento "MD"; 

Calculando a idade em dias, meses e anos no Excel

Prontinho. Agora você já sabe calcular sua idade em dias, meses e anos.

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

O que ler em seguida

comentários

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail