Planilha Controle de Estoque

CATEGORIA: Planilhas  |  DATA: 14/07 | 10:15

Planilha desenvolvida por Marcos Rieper do Guia do Excel.

Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos da empresa. O Controle de estoque deve ser utilizado tanto para matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas.

O planejamento é um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma política de estocagem eficiente, tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente e a área de produção prefere também trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque, por outro lado, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e melhorar seu fluxo de caixa, e até mesmo depender menos de capital de terceiros caso o estoque seja financiado (compras a prazo).

O controle de estoque é uma das principais ferramentas de uma empresa organizada, sendo que ela tem por objetivo controlar a entrada e saída de mercadorias e manter também um controle do custo médio do seu estoque que é um dos principais ativos da empresa. 

Esta planilha tem por objetivo permitir o controle simples da entrada e saída de mercadorias, manter o registro de inventário dos produtos e permitir a aferição do valor do estoque pelo método do custo médio. Tudo em uma planilha simples em Excel que utiliza-se também de um VBA Excel simples.

Na planilha Menu, você tem acesso a todas as funções do arquivo Excel:

Para o lançamento dos produtos é necessário o cadastramento dos produtos e dos tipos de movimentação. No cadastro de tipos de movimentação um adendo: Nunca deve ser excluído um registro no Registro de inventário porque é uma movimentação fiscal, ela serve para registro do governo.

Para estornar uma movimentação, é necessário cadastrar uma nova Operação fiscal, como por exemplo uma operação contrária da ENTRADA DE FORNECEDOR seria ESTORNO DE ENTRADA DE FORNECEDOR e cadastrá-la como uma saída, desta forma a movimentação no registro de inventário ficará correta.

Cadastro de produtos
Cadastro de produtos

Cadastro geral
Cadastro geral

No botão Entrada e Saída você tem acesso ao lançamento das notas fiscais de entrada e saída.

No registro de inventário há o acesso a todas as movimentações realizadas.

E por fim na consulta de estoque você tem acesso ao histórico de movimentação de um produto, o cálculo do custo médio e o seu saldo atual.

Então é isso, fica a ideia para em um próximo artigo criar uma planilha para análise do tempo ótimo de reposição de mercadorias e cálculo do estoque mínimo.

download da planilha

 

Respondendo uma Pergunta!

"Jadilson 
Bom dia Amigo,
Gostei muito de sua planilha, mais na planilha consultar estoque vc só consegue ver um item por vez. poderia ter a opção estoque geral onde poderiamos ver aquantida de todo o material em estoque."

Resposta

Caro Jadilson, a planilha foi altera, gostamos da sua idéia e agrecemos pela correção. Foi adicionado no campo código da aba Consulta Estoque a opção todos, ao seleciná-la você estará listando todas as entradas e saidas do estoque de todos os produtos. Espero que goste.



Relacionados:


Comentários: