Planilha desenvolvida por Marcos Rieper do Guia do Excel.

Olá pessoal. Está com dúvidas e quer saber se a sua dedução de imposto de renda e INSS está ocorrendo de maneira correta? Então faça o download gratuito da nossa planilha de cálculo de salário líquido. Ela conta inclusive com cálculo e desconto por dependentes e a possibilidade de inserir demas descontos personalizados.

E não esqueça de conferir a planilha de horas trabalhadas e salário devido que também é gratuita e um grande sucesso aqui do nosso site. Fique por dentro de tudo que lhe é devido.

Ela funciona da seguinte forma: No canto direito nós temos os descontos atuais definidos pela legislação trabalhista brasileira. Os atuais valores foram atualizados em 14/02/2017 e se você baixar esta planilha após esta data, pode ser que os índices tenham sido alterados.

Na própria planilha há os endereços para você conferir os dados mais atuais.

No lado esquerdo vem a parte principal, onde você lança o nome do empregado, o número de dependentes se houver, o seu salário declarado na carteira de trabalho, etc. Note que a a coluna "Outros Descontos" pode incluir o que mais você tiver de dedução, como uma convenção sindical, vale-refeição, vale-transporte, etc. Feito isso o Excel irá calcular automaticamente o desconto do INSS e o desconto do imposto de renda retido na fonte. 

No final sai o salário líquido recebido e quanto foi o desconto retido. Mais simples impossível.

Abaixo o botão de download da planilha:

Clique aqui para fazer o download do arquivo
Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar,abrir ou executar nossas planilhas.

Versão 2.0

Hoje, 11/12/2015, atualizamos a planilha. Demos a ela um aspecto mais bonito e, principalmente, atualizamos todas as taxas e porcentagens de desconto. 

Versão 3.0

Adicionamos hoje, 16/09/2016, uma nova versão que corrige alguns erros de fórmulas, traz uma nova tela de apresentação e mudança no VBA.

Versão 4.0

Hoje, dia 14/02/2017, atualizamos os índices de descontos, inserimos os cálculos adicionais para cálculo do imposto de renda e corrijimos o bug com as versões 64 bits.

Versão 5.0

Hoje, dia 23/08/2017, atualizamos a planilha para corrigir um pequeno erro que podia gerar descontos negativos na dedução de IR.

Versão 6.0

Hoje, dia 27/02/2018, consertamos um erro menor.

Versão 7.0

Hoje, dia 18/05/2018, atualizei com os novos valores do INSS.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas. 

Aproveite e clique aqui para ver todos os nossos posts sobre finanças pessoais. Tem controle de cartão de crédito, controle de gasolina, salário líquido a receber e muito mais