Alguma vez já aplicou funções e as mesmas retornaram algum tipo de erro? Acha que estas expressões causam uma má imagem à tabela? Pois saiba que existe uma forma de evitarmos essa situação apenas com a utilização de uma fórmula específica para este fim. A função SEERRO serve para adicionar uma expressão ou símbolo para aparição na célula que resultar em erro.

Aaaah, e ante de começarmos, clique aqui e confira todos os tipos de erros e como resolvê-los.

Muitos usuários pecam ao realizar operações de divisão com células contendo o número zero ou com células em branco, o que acaba resultando em uma expressão de erro, conhecida pela simbologia #DIV/0!. Existem outros tipos de erro como #N/D, #VALOR!, #REF!, #DIV/0!, #NÚM!, #NOME? ou #NULO!, todos aceitos para aplicação da função. No seu banco de funções, o Excel dispõe de uma fórmula responsável pela escolha, designação de um símbolo, número ou palavras para serem retornados caso ocorra erro no cálculo. Esta função pode ser utilizada juntamente com qualquer outra, pois, caso o valor do cálculo retornar de forma correta, a função SEERRO não será aplicada. Em sua estrutura de dados, esta se apresenta da seguinte forma: =SEERRO(valor;valor_se_erro), onde:

  • valor - corresponde ao cálculo que será realizado ou a função que será aplicada.
  • valor_se_erro - expressão, número ou símbolo que deverá ser retornado caso o cálculo resultar em erro.

Para exercitarmos e aprendermos um pouco mais sobre a função, vamos criar exemplos com sua utilização em alguns casos. Para isso, abra uma planilha Excel e siga estes passos para aplicação da função:

1 - Suponha que tenha alguns valores e se queira efetuar a operação de divisão entre eles, porém, entre os mesmo há um 0 (zero), retornando um erro toda vez que o cálculo for realizado.

                                           

2 - Vamos estipular a frase Erro no cálculo!, por exemplo, para retornar ao invés da expressão de erro padrão. Para tanto, aplique a função =SEERRO(B5/B8;"Erro de cálculo!"), onde, caso o resultado da divisão das células B5 e B8 der erro, será retornado a expressão "Erro no cálculo!".

                        

3 - Vejamos agora, que quando realizamos a divisão com uma das células sem nenhum valor, o mesmo erro é retornado. Desta vez, estipularemos a aparição de um traço caso o resultado retorne erro.

 

Perceba, portanto, que por mais simples que esta função seja, ela acaba por retornar uma melhoria na aparência das células de sua tabela caso seus cálculos deem errado. Além dos exemplos mostrados, é possível adicionar quaisquer outros símbolos, palavras e até números específicos para retorno nestes acontecimentos ou nos demais tipos de erros citados. Bom trabalho!