Hoje vamos aprender a depurar suas fórmulas no Excel a procura de erros ou até mesmo para entender como uma fórmula mais complicada é disposta, passo a passo. O processo, também chamado de debugar, apesar do nome, não tem nada de difícil e sua funcionalidade é realmente incrível.

Outra coisa útil é quando sua fórmula está apresentando alguma mensagem de erro, como #valor!#ref!, ou qualquer outro, pois com esta ferramenta podemos descobrir em qual local do cálculo está o erro.

Veja que temos o seguinte cálculo que retornou um valor após utilizarmos os dados apresentados.

Veja que a fórmula é um tanto quanto extensa, certo? Se eu pedisse para você dizer quais foram os passos feitos, qual foi a ordem, certamente você teria de pensar um pouco. Veja que temos 3 operações dentro de parênteses.

Vamos então começar a depurar a fórmula. Primeiro selecione a célula com o resultado e depois vá na guia "Fórmulas", guia "Auditoria de Fórmulas", opção "Avaliar Fórmula". Veja que será aberta a janela "Avaliar Fórmula", será nela em que veremos o nosso passo a passo da operação.

Note que ele já sublinhou o valor C4, isso significa que ele é o primeiro passo que será executado pelo Excel. Agora clique em "Avaliar" e você irá ver que o C4 será substituído pelo seu valor, 50, e o valor sublinhado será 48*50, ou seja, significa que essa será o passo executado agora, clique mais uma veze a multiplicação está feita, resultado 2400, veja que o próximo passo já foi definido, o Excel sublinhou o C7 que está dentro do primeiro parêntese, seguindo ele substituirá esse valor por 22 e no próximo passo fará a divisão por 8, e assim sucessivamente, até executar todos os cálculos e chegar ao nosso resultado final,15800 . Veja:

Interessante, certo? Não se esqueça, e não se esqueça, quanto mais complicada for a fórmula, mais útil será a utilidade desta ferramenta.

Mas agora que já aprendemos a ver uma fórmula, passo a passo, veremos como descobrir sobre o erro presente na fórmula, como o abaixo:

Para descobrirmos onde está o erro faremos a mesma coisa acima, até chegarmos ao ponto onde não será possível continuar a conta:

Pronto, vejamos que agora já sabemos onde está o erro, afinal não existe divisão por 0, correto.