=MáximoSes e =MínimoSes

Veja como descobrir o máximo valor ou mínimo valor após um ou vários testes de critérios.

Por Maximiliano Meyer

Mais um post sobre as novidades das atualizações 2016 do Excel. Você já aprendeu aqui no nosso site como implementar as funções =Máximo() e = Mínimo() e também a condicional =Se().

Com elas podemos saber o maior ou menor valor de um intervalo e até mesmo colocar uma condicional entre eles. Porém, para fazer este último precisamos misturar as fórmulas e então as chances para erros e confusões são enormes.

Pensando nisso a Microsoft implementou 2 novas funções no Excel que vão nos facilitar a vida. Com a =Máximoses() e a =MínimoSes() vamos poder utilizar as conhecidas =Máximo() e =Mínimo() mescladas com uma =Se tudo na mesma função e de forma nativa. Sem erros, sem confusões e sem gambiarras. 

Todas as novas fórmulas 2016 são:
=UnirTexto()
=Parâmetro()
=Ses()
=MáximoSes() e =MínimoSes()

Veja com o processo está ainda mais fácil:

=MÁXIMOSES(Intervalo_máximo; Critérios_intervalo1;Critério1; Critérios_intervalo2; Critério2; …; Critérios_intervaloN;CritérioN)

Onde:

Intervalo_máximo: será o intervalo onde o Excel fará a busca pelo valor máximo ou mínimo;
Critérios_intervalo: contém os valores condicionantes para obtenção do mínimo.
Critérios: condição a ser testada na condição anterior

Veja a nossa planilha de exemplo abaixo:

=MáximoSes e =MínimoSes

Repare que temos o controle de vendas. A planilha está separada por tipo de produto, marca/modelo, preço e quantidade vendida. A partir daí podemos criar diversas buscas. Por exemplo: digamos que desejamos saber qual o smartphone que mais vendeu. Nesse caso a fórmula seria: =MÁXIMOSES(E3:E14;B3:B14;"Smartphone")

Explicando: No primeiro critério colocamos o intervalo que contém os números de unidades vendidas; no segundo no segundo intervalos colocamos o local onde será feita a busca pelos critérios; e por fim, o critério a ser buscado). Veja na prática:

=MáximoSes e =MínimoSes

Agora vamos colocar mais 1 critério. Vamos buscar o smartphone que mais vendeu dentre aqueles que custam acima de R$2.500. A fórmula ficou =MÁXIMOSES(E3:E14; B3:B14; "Smartphone";D3:D14;">2500").

Repare que não precisei colocar novamente o local onde estão as unidades vendidas, pois ela será a mesma para todos os critérios. Coloquei apenas o novo local e a nova condição de busca. E mesmo sendo um critério matemático, precisa estar entre aspas. 

=MáximoSes e =MínimoSes

Nas funções =MáximoSes e =MínimoSes o Excel aceita até 126 critérios diferentes, ok?

Por fim vamos demonstrar um exemplo com o =MínimoSes. Queremos saber o televisor que menos vendeu. Nesse caso a fórmula é =MÍNIMOSES(E3:E14;B3:B14;"Televisor").

=MáximoSes e =MínimoSes

E se você ficou se questionando: "Como saber o mínimo ou máximo de vendas entre os produtos?". Nesse caso você usa a mesma fórmula =Máximo() ou =Mínimo() de sempre.

Até a próxima

relacionados

Participe
do nosso grupo
Grupo do Facebook Aprender Excel

recentes

O que ler em seguida

comentários

Carregar comentários
Siga nossas redes sociais