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Como trabalhar com Horas no Excel

por: Maximiliano Meyer em Artigos, no dia 27/02 | 15:15 atualizado em 02/12 | 12:00

Olá, pessoal. Tudo bem? Trouxemos hoje um assunto que é motivo recorrente de dúvidas pelos nossos leitores: Como trabalhar com horas no Excel.

Muitos não conseguem efetuar a 'virada' das 24 horas para 01, e continuamem 25, 26...

Vamos ver hoje como não passar por esse problema mais. Acompanhe:

Método 1: Formatando a célula

Com sua tabela e suas horas inseridas, selecione as células com os horários, clique com o direito e vá em formatar células:

Na nova janela vá na aba 'Número', opção 'Personalizado' no menu à esquerda, e depois encontre a opção 'hh:mm:ss' (para incluir segundos no resultado), ou 'hh:mm' (sem os segundos);

Agora é só somar;

Método 2: Seleção de formato pronto

Mais fácil ainda. Apenas selecione as células, vá na guia 'Página Inicial', depois naquela caixa de seleção mostrada abaixo clique procure e escolha 'Hora'.

Não reiniciar o ciclo nas 24 horas

Agora digamos que você não quer continuar o ciclo após vencer as 24 horas, quer somar e continuar: 25, 26... Assim como utilizamos na nossa planilha de horas trabalhadas.

Para isso faça o passo 1 do método 1, e quando chegar naquela janelinha, selecione 'Hora' e entre as opções escolha '37:30:55', ou qualquer valor que extrapole as 24 horas já que ele pode mudar de acordo com os dados da sua planilha.

Horas negativas

Algumas vezes precisamos trabalhar com horas negativas nas nossas planilhas. Um bom exemplo disso é a nossa planilha de cálculo salarial e horas trabalhadas. Nela temos um cálculo de banco de horas, e, se o funcionário trabalhar menos do que deveria, retorna um número negativo, ou seja: faltaram horas naquele mês.

Para que o Excel não apresente erro nestes casos precisamos fazer o seguinte: vá na guia arquivo e depois em opções. Na nova janela vá em avançado e então role até achar a opção "Usar sistema de data 1904". Só isso e você poderá calcular, inclusive, horas negativas.

Prontinho. Nunca mais se incomode com o cálculo de horas.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.