fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Planilha de precificação dos seus produtos (grátis) no Excel

por: Maximiliano Meyer em Planilhas, no dia 24/04 | 13:54 atualizado em 06/09 | 08:15

Se você é lojista, principalmente, vende produtos feitos por você mesmo, então sabe que uma das maiores dúvidas dos comerciantes e artesãos é precificar um produto, ou seja, escolher um valor justo pelo seu produto, que cubra seus investimentos em matéria-prima, aluguel, luz e água da sua oficina, impostos, e ainda, seu lucro.

Por isso, criamos e trazemos, hoje, essa planilha totalmente gratuita que vai lhe ajudar a colocar preço no que você produz.

A planilha é um tanto intuitiva, mas vamos dar umas breves explicações para que não fiquem dúvidas.

Primeiro uma explicação geral: A planilha foi construída para trabalhar com valores mensais, para ficar mais fácil definir quanto você quer ter de salário, os gastos fixos (luz e aluguel da oficina, por exemplo), etc. Então, tenha isso em mente quando for preencher os dados.

Mais uma observação: Note que em algumas células temos uma pequena marcação vermelha. Isto indica um comentário, coloque o mouse ali em cima e você verá uma breve explicação sobre aquilo que julgamos que possa lhe causar mais dúvidas.

Seguindo:

No lado esquerdo temos o campo das matérias-primas, onde você vai especificar o que comprou para criar seu produto, o valor unitário, a quantidade e o total. Lá embaixo o Excel irá gerar o custo total com os materiais.

Repare numa coisa bem bacana, lá embaixo temos 2 planilhas: Preços e Matéria-prima, Acessando a segunda planilha e digitando todas os materiais que você usa comumente, terá um menu com a relação deles na planilha principal, conforme na imagem acima. Legal, certo?

São 200 espaços na lista de matérias-primas, mas se precisar de mais, pode ser consertado facilmente.

No campo das horas trabalhadas temos o seguinte:

Salário Base - Esse será o seu salário, ou seja, quanto você quer receber naquele mês. Isso será fundamental, pois definirá quanto vai valer sua hora trabalhada e com isso aplicado ao preço final do produto.

Horas trabalhadas mês - Aqui você colocará quantas horas trabalhou naquele mês. Note que usamos como exemplo, 220 horas, pois este é a quantidade para quem trabalha 44 horas por semana.

Valor da hora - Autoexplicativo. Aqui dirá quanto vai custar cada hora trabalhada para que você chegue no salário estipulado 2 colunas atrás.

No próximo grupo temos os custos fixos da sua produção. Não entendeu? Eu explico: Os gastos fixos serão aqueles que você tem todo mês e são (quase) sempre iguais de um Mês para o outro, como aluguel, luz, internet, água, etc. do local onde funciona sua oficina. Aqui você colocará também a quantidade produzida no período e então teremos o custo por produto.

Aqui é muito importante uma observação: Não misture gastos pessoais com gastos de trabalho, mesmo que você more na mesma casa onde produz aquilo que vende. Esse é um dos maiores erros e um dos maiores motivos de falência segundo os especialistas.

Na guia impostos, nada a explicar.

Nas comissões também não há muito a ser dito. Coloque aqui as comissões pagas a alguma marca se necessário, para o shopping, funcionário, etc. (temos também uma planilha exclusiva para o cálculo de comissões, confira)

Na margem de lucro é onde você colocará aquilo que irá ganhar 'limpo', fora os gastos, comissões, etc.

Quase tudo pronto, veja agora o último quadro. Aqui vamos poder inserir os custos da embalagem, frete, e algum outro gasto que você possa ter tido, independente de qual seja. Lembrando que aqui você colocará o valor unitário do frete, valor unitário da embalagem, etc. Abaixo um pequeno resumo explicando aquele que será o seu valor final.

Por fim, o tão aguardado valor a ser cobrado.

Gostaram? Lembrando que essa planilha está na versão 1.0, ou seja, novas updates podem e deverão ser adicionadas. Para isso, aguardamos as sugestões de vocês, lojistas, artesãos, produtores, etc. que usarão o serviço e poderão nos dizer onde ela ficou devendo. As contribuições podem ser enviadas através do nosso formulário de contato.

Abaixo o botão para download.

Atualizações

Versão 2.0: Dia 06/09/2016 adicionamos a versão 2.0 e corrigimos um erro com a referência de impostos.

Versão 3.0: Dia 16/09/2016, uma nova versão que corrige alguns erros de fórmulas, traz uma nova tela de apresentação e mudança no VBA.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

Abraços e espalhem o material por aí =)