O Excel possui 3 operadores de referência: O espaço ( ), o ponto e vírgula (;) e os dois pontos (:). Cada um deles tem uma função específica nos cálculos. Vamos ver cada uma delas:

Dois pontos

Os dois pontos são o operador de referência que trabalha com todo o intervalo entre duas referências, por exemplo, quando nos referimos ao intervalo C3:C10. Estamos apontando para todas as células que estão no intervalo entre as duas referências, ou seja, C3, C4 ... C10. Veja a soma destes valores através da fórmula =Soma(C3:C10):

 

Ponto e vírgula

Já o ponto e vírgula é o operador de referência que considera apenas as referências explicitadas. Por exemplo, quando nos referimos ao intervalo C3;C5; C9 estamos apontando ao Excel que considere apenas as células C3, C5 e C9 e não o intervalo entre elas. O resultado da =Soma(C3;C5;C9)

 

Espaço

O espaço significa a interseção de dados. Por exemplo: se utilizarmos =Soma(C3:D10 B7:E7) o Excel irá calcular apenas as células que se tocam entre o intervalo 1 e o intervalo 2:

Resumindo

Usando os 2 pontos e somando tudo entre o intervalo: =Soma(C3:C10) -> será a soma de (C3+C4+C5+C6+C7+C8+C9+C10)

Usando o ponto e vírgula o Excel somará apenas as referências indicadas: =Soma(C3;C7) -> será a soma de (C3+C7)

Usando o espaço =Soma(C5:C7 B6:D6) -> Vai retornar o valor de C6, que é a única célula que está presente nas 2 referências, ou seja, está na interseção dos intervalos C5:C7 e B6:D6

E só para não ficar nenhuma dúvida: você pode mesclar os operadores sem problemas, como no exemplo abaixo onde fiz a soma da interseção de C3:C10 com B7:E7 + soma do intervalo D4:D5 + C9 + C3

 

Espero que tenham gostado dessas dicas. O tema é simples, mas se você não tiver claro o conteúdo em sua cabeça o uso da ferramenta poderá ser complicado.