Como no post anterior mostrei como trabalhar melhor com Gráficos no Excel neste não farei diferente e seguindo o mesmo rumo da conversa mostrarei como trabalhar mais facilmente nas suas planilhas.

1. Digite Janeiro em uma célula e então segure o botão Completar no canto inferior direito da célula e arraste para criar os meses remanescentes.

2. Para formatar rapidamente uma planilha de trabalho, selecione os dados e cabeçalhos, escolha Formatar, AutoFormatação e selecione uma opção da lista Selecionar uma formatação.

3. Não sabe como criar uma fórmula? Utilize Ferramentas, Cálculos fáceis, selecione o tipo de operação, escolha a célula a aplicá-la e a célula para o resultado.

4. Faça um cabeçalho de planilha de trabalho ampliar-se para múltiplas células digitando o texto em uma célula, então a selecione e as outras células para unificá-las e escolha Formatar, Alinhamento, Seleção através do centro.

5. Defina um título de planilha de trabalho para que elas não se movam posicionando seu ponteiro na célula para baixo, a direita dos títulos e escolha Formatar, Travar títulos.

6. Mude a largura de uma coluna para a largura da sua entrada mais extensa clicando na letra da coluna e escolhendo Formatar, Largura da coluna, Definir largura da coluna para ajustar-se ao texto mais largo.

7. Remova a borda de uma célula ou alcance demarcado escolhendo Formatar, Borda, Nenhum e clique OK.

8. Aplique a mesma formatação para múltiplas áreas das planilhas de trabalho formatando a primeira área e então selecionando a segunda área e escolhendo Formatar, Repetir formatação.

9. Adicione números de páginas para suas impressões em Exibir, Cabeçalho e rodapé.

10. Altere o alinhamento vertical de uma entrada de célula escolhendo Formatar, Alinhamento, das opções de Selecionar posição vertical escolha o alinhamento a utilizar.

11. Para ajustar a altura da lista para que você veja melhor e mais claramente a opção de alinhamento vertical, escolha Formatar, Limitar altura e digite um limite de altura maior.

12. Formate uma célula como moeda escolhendo Formatar, Número, Selecionando Moedas e então definindo qualquer opção, incluindo a utilização do símbolo do Euro (A moeda unificada européia).

13. Visualize células em branco ao invés de valores em zero escolhendo Ferramentas, Opções, janela Entrada de dados e habilitando a caixa Ocultar valores em zero.

14. Mova rapidamente para o topo esquerdo de uma célula, ou o fundo direito de uma planilha de trabalho pressionando as teclas Crtl+Home ou Ctrl+End.

15. Insira uma função em uma célula selecionando Inserir, Função, escolha uma categoria e uma função, clique em Inserir e então complete os operadores.

16. Nomeie uma célula ou seleção, escolhendo-a e selecionando Inserir, Nome..., digite um nome na caixa Nome e clique em OK.

17. Utilize referências a seleções nomeadas em formulas da mesma forma que utiliza referências às células. Por exemplo, adicione uma seleção chamada despesas utilizando =soma(despesas).

18. Alterne entre os resultados das formulas e as formulas em si, escolhendo Exibir, Formulas.

19. Quando não consegue encontrar uma planilha de tarefa em particular, poupe tempo escolhendo uma próxima a ela e adapte-a as suas necessidades.

20. Determine onde uma nova página começará em sua planilha de trabalho impressa selecionando a fila ou coluna para iniciar a nova página e escolha Inserir, Inserir quebra de página.

21. Inclua cabeçalho e nas colunas e linhas escolhendo Arquivo, Configuração de página, Outras opções e habilite a caixa Imprimir cabeçalhos de linhas e cabeçalhos.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.