Os usuários que fizeram a troca do Excel 2007 para a versão mais atualizada, isto é, o Excel 2010, podem encontrar algumas dificuldades, ou até mesmo certa estranheza em relação à nova versão. Foram aproximadamente 52 melhorias e correções realizadas em diferetes áreas e funcionalidades, como melhoras na estabilidade geral, desempenho e compatibilidade com versões anteriores. Além disso, o Office 2010 veio para marcar a estreia das versões gratuitas online do Word, Excel, PowerPoint e One Note, que agora trabalham nos três mais populares navegadores (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Safari).
Lançado aqui no Brasil em julho de 2010, o Office 2010 contou com uma super-repaginada em sua área inicial de trabalho, e também novos elementos visuais de fácil identificação por parte do usuário. Com novos pacotes de temas, SmartArt e gráficos, trás uma nova ideia de como interagir com as novas opções. Contudo, sua grande proposta é de possibilitar ao usuário trabalhar virtualmente, possibilitando o envio dos seus arquivos ao LiveSpace acessando-os e editando-os como desejar, tudo isso na plataforma virtual.
Esta nova versão do Excel apresenta maneiras mais fáceis de criar e visualizar gráficos, contando com uma super novidade nesta área, chamada de Sparklines. Estes, por sua vez, são responsáveis por gerar minigráficos que cabem dentro de células, facilitando a comparação em uma evolução de dados, por exemplo.
Outro grande recurso, trazido nesta versão, é o de Segmentação de Dados, onde se possibilita uma fácil análise dos dados, obtendo-os diretamente em sua fonte. Este recurso surgiu principalmente para suprir as necessidades referentes à inteligência dos negócios, fornecendo e filtrando informações com base em dados atuais.
Veja a seguir uma tabela contendo algumas diferenças entre as duas versões do Office:
Elemento da interface do usuário |
Office 2010 |
Office 2007 |
Menus e guias |
A faixa de opções substitui os menus e barras de ferramentas em todos os produtos do Office 2010 e pode ser totalmente personalizada. |
A faixa de opções substitui os menus e barras de ferramentas no Access 2007, Office Excel 2007, PowerPoint 2007, Word 2007 e partes do Outlook 2007. |
Painéis de tarefas |
Grupos de comandos na faixa de opções e a capacidade de personalização. |
Grupos de comandos na faixa de opções e a capacidade de personalização. |
Barra de Ferramentas de Acesso Rápido |
Totalmente personalizável. |
Introduzida em 2007. |
Modo de exibição Backstage |
Mais ferramentas fora da janela de exibição do documento. |
Ferramentas limitadas que podem ser acessadas através do Botão do Microsoft Office. |
Assinaturas digitais |
Encontrado no modo de exibição Backstage emInformações sobre o Documento / Proteger Documento. |
Formatado com XMLDSig, encontrado em Arquivo /Finalizar Documento / Assinaturas. |
Smart Art |
Aprimorado a partir da versão 2007. |
As ferramentas de design disponíveis em todos os aplicativos do Microsoft Office. |
Formatos Open (*.odt) OpenDocument Text |
Incluídos nesta versão. |
Adicionados no 2007 Office System Service Pack 2 (SP2). |
Integração com o Windows Live Writer |
Opções de postagem de blog disponíveis no aplicativo. |
Não disponível. |
Verificador ortográfico |
O verificador ortográfico é agora integrado com a correção automática. |
Verificador ortográfico básico. |
Visualização de Colar |
Uma visualização dinâmica antes de você confirmar Colar. Evita o uso do botão Desfazer. |
Colar, Desfazer, Colar. |
Impresso |
O modo de exibição Backstage combina Imprimir com a Visualização de Impressão, Layout da Página e outras opções de impressão. |
Botão do Microsoft Office, Imprimir com ferramentas de impressão limitadas espalhadas ao longo de diversos comandos. |
Minigráficos |
Um gráfico em miniatura inserido em um texto ou embutido em uma célula de planilha para resumir dados. |
Gráficos dinâmicos e tipos de gráficos. |
Conceitos básicos de email |
Conversa, Limpeza, Ignorar Thread, e Dicas de Email para quando uma pessoa estiver fora do escritório ou se o email for enviado para um grupo. |
Não disponível. |
Ferramenta de edição de fotos |
Disponível nos aplicativos: (Word 2010, Excel 2010, PowerPoint 2010, Outlook 2010 e Microsoft Publisher 2010). |
Funcionalidade limitada. |
Ao primeiro contato, poderás não perceber diferenças nas versões, além de suas novas disposições de opções e funcionalidades. No entanto, existem várias características que são bem marcantes, como a extinção do botão Office, por exemplo, e a inserção de novas ferramentas.
Há vários pontos positivos na adaptação e implementação do Excel 2010 em suas atividades diárias. As tantas outras melhorias, como nova interface dos botões do menu, vieram de modo a facilitar suas ações no programa, além de trazer uma plataforma totalmente interativa. No entanto, deve ser do conhecimento de todos que estes novos recursos poderão não ser exibidos se caso o documento for aberto em versões anteriores do software.
Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.