Sabe aqueles gráficos legais que geralmente são usados pelo IBGE e geógrafos em geral? Os chamados gráficos etários. Conhece?
Com eles você pode demonstrar dados por faixas e ainda sua posição em um âmbito geral em relação aos demais grupos.
No tutorial de hoje vamos ver o exemplo de um gráfico etário que visa a demonstrar o público que acessa o site da sua empresa. Neste caso utilizaremos como variáveis o sexo e a idade.
Com os números relativos aos dados em mãos, o que teremos de fazer é jogar todos eles no Excel para então começarmos a montagem do gráfico propriamente dita.
Agora vem um passo importante: precisaremos passar os valores da coluna à esquerda, no nosso caso, a coluna referente a "Homens", para isso pegaremos uma célula vazia qualquer e digitaremos o valor "-1". O passo agora é copiar essa célula e depois selecionar onde ela será aplicada, que no nosso caso é a coluna "Homens" (H6:H15), agora você deve ir em "Página Inicial", depois na flechinha do botão "Colar" e por fim "Colar Especial...". Na janela que for exibida clique em "Multiplicação". Pronto, veja que os valores ficaram todos negativos. Agora você já pode apagar o "-1".
O próximo passo é modificar a formatação dos valores negativos para que sejam exibidos como positivos, afinal, não faz sentido dizer que -50 pessoas visitam seu site, certo? Vamos selecionar novamente o intervalo H6:H15 e clicar com o direito e depois escolher a opção "Formatar células...", na caixa que for aberta selecionaremos a opção "Personalizado" no menu à esquerda e digite #.##0;#.##0 no campo "Tipo:". Dê um ok e pronto.
Agora vamos transformar os valores em gráfico. Para isso selecione todas as células, inclusive as com dados (G5:I15), vá em "Inserir", gráficos de barras e escolha o que mais lhe agrada.
Veja que o gráfico já foi inserido:
Agora vamos fazer os ajustes e pronto, veja como ele pode ficar, depende do seu gosto:
Pronto. Explore este tipo de gráfico e quantos mais dados, mais legal ele ficará.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.