Já adicionou informações de certo modo e depois teve de deixá-las padronizadas? A modificação, nestes casos, é efetuada geralmente manualmente, muitas vezes devido ao não conhecimento de algumas funções que podem automatizar esta tarefa. Veremos a função PRI.MAIÚSCULA, a qual é responsável pela formatação do texto das células, deixando-o com a primeira letra maiúscula e o restante minúsculo.

Jogar dados de diferentes formatações em tabelas pode se tornar um grande empecilho caso tenhas que realizar uma posterior edição destes, ainda mais se dispõem de uma grande quantidade. Como forma de facilitar esta tarefa, o Excel traz a função PRI.MAIÚSCULA, que é capaz de efetuar a formatação automática de qualquer célula de texto, colocando a primeira letra em maiúsculo e as demais em minúsculo. As informações dispostas nas células de texto, para poderem sofrer as modificações, podem estar escritas de qualquer forma, isto é, estar todas em letras maiúsculas, parte minúscula e parte maiúscula ou todas minúsculas. Em sua estrutura, a função é apresentada da seguinte maneira: =PRI.MAIÚSCULA(texto), onde somente deve ser selecionado a célula contendo o texto para efetuar a sua aplicação.

Para testarmos a função, crie um documento contendo algumas palavras ou expressões, escritas de qualquer forma, e reserve uma coluna ou lado destas para que sejam dados os resultados com a nova formatação.

Na primeira célula destinada aos resultados, aplique a função =PRI.MAIÚSCULA(B3), referindo à célula B3 como sendo o alvo da formatação.

Observe o resultado e expanda a função às demais células. Veja, então, que as novas formatações serão dadas.

 

Com a utilização desta função, mesmo sendo considerada tão simples, poderá ser de imensa usabilidade em casos que se dispõe de uma quantidade muito extensa de dados, trazendo ao usuário mais praticidade e uma menor perca de tempo na execução desta tarefa. Bom trabalho!

Faça o download da planilha para visualizar o resultado!

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.