Com certeza, de todos os tutoriais aqui no site, aquela que faz mais sucesso é a função Procv e que você pode conferir aqui. E agora você já imaginou poder usar a função Procv para uma busca horizontalizada? Por isso trazemos hoje o Proch.

Com ela iremos localizar um valor na linha superior de uma tabela ou matriz de valores e retornar um valor na mesma coluna de uma linha especificada na tabela ou matriz. Quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você quiser observar um número específico de linhas mais abaixo.

Digamos que no exemplo abaixo queremos saber qual o total de vendas por funcionário. 

Primeiramente vamos ver a sintaxe da função: =Proch(valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_lin, [procurar_intervalo]) onde:

valor_procurado será o valor que desejamos encontrar

matriz_tabela será a área em que serão buscados os dados

núm_indice_lin será o número da linha NA MATRIZ que queremos que o Excel nos retorne, ou seja, não é a linha da planilha e sim o número na matriz, exemplo: Se selecionei as linhas 50, 51 e 52 na planilha e quero saber o valor da linha 52 no resultado, irei informar o número 3 ao Excel, pois é a terceira linha NA MATRIZ, entenderam? Preste muita atenção nesta parte pois é onde a maioria dos erros acontecem.

[procurar_intervalo] é opcional e caso você coloque verdadeiro irá buscar os valores aproximados e caso você coloque Falso irá buscar o valor exato.

Para conseguir i que queremos em nosso exemplo vamos digitar a seguinte função =PROCH(B20;B4:F17;14;FALSO) 

Como você pode ver, o Excel buscou o nome do funcionário Maicon e nos remeteu o valor de seu total de vendas, veja com outro exemplo e note que só precisamos trocar no nome no campo funcionário, a função é a mesma. 

Fácil, certo? Bom trabalho. E se quiser relembrar a citada função Procv, veja este link.

Abaixo segue o download do modelo de aula.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.