Hoje aprenderemos uma função financeira extremamente útil, a função =Vfplano. Ela corrige um valor inicial por uma sequência de taxas de juro (compostas) e sua vantagem é fazer o cálculo completo em apenas uma célula e com uma função bem simples.

Lembramos que, caso seu Excel seja 2003 ou anterior, essa função só pode ser acessada através do complemento "Ferramentas de Análise", para saber como instalá-lo clique aqui. 

A sintaxe é =VFPLANO (capital;plano), onde, o parâmetro capital é o capital inicial e o plano é o intervalo de taxas compostas que serão aplicadas sobre o valor do capital, para a obtenção do valor futuro do investimento inicial.

Vejam o seguinte exemplo:

Notem que temos um montante inicial que foi investido e taxas variáveis de juros ao mês durante 1 ano, tudo que precisamos para usar a função Vfplano. Para isso vamos selecionar a célula onde desejamos inserir o valor corrigido e inserir a sintaxe já adaptada aos nossos dados =VFPLANO(C5;B8:B19)

Veja que o valor informado é o inicial mais as variações de juros que dispomos em nossa planilha.

Rápido e fácil, certo? Agora projete seus investimentos de maneira mais apurada, com essa função.

Abaixo segue o link para download da planilha usada em aula.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.