Hoje daremos continuidade ao nosso tutorial sobre teste de hipóteses que foi dividido em 3 partes.

Hoje, na última parte, trataremos do recurso Tabela de Dados e como esta ferramenta pode ajudar-lhe na projeção de variáveis futuras, que embora seja utilizada especialmente para projeção das taxas de juros de um negócio, pode ser utilizada em muitos outros cenários, como o que apresentaremos hoje.

Confira aqui todas as partes do nosso especial sobre os Testes de Hipóteses:

Pode ser útil: Agora o Excel possui um recurso para criar gráficos de previsões. Tudo automaticamente. Confira aqui como fazer o procedimento.

Primeiramente, vejamos o seguinte exemplo:

Digamos que esta seja a projeção de valores para uma compra de estoque com os preços que são pagos habitualmente. Mas digamos que o responsável pela compra quer saber se compensaria comprar mais unidades, levando em conta uma possível variação de custos e de quantidade. Para isso imaginemos a situação desejada a seguir:

Veja que para criar essa projeção manualmente teríamos de digitar algumas fórmulas e depois copiar ou arrastar várias vezes. Porém, com a tabela de dados conseguiremos fazer isso com poucos cliques. Primeiramente selecionaremos a área de projeção, no nosso exemplo será C6:K17. Note que você precisa selecionar, também, a célula onde está o "Custo Total". Após selecionar, vá na guia "Dados", depois vá em "Teste de Hipóteses" e "Tabela de Dados".

Na janela que se abrirá, o Excel irá pedir as referências para ele usar como parâmetro para criar a tabela a ser projetada. Para isso usaremos aqueles valores que tínhamos inicialmente. No campo "Célula de entrada de linha" você precisará selecionar a célula onde há inicialmente a quantidade (C4), pois os valores a serem projetados estão dispostos em uma linha, note que no nosso exemplo é a linha 6. Em "Célula de entrada de coluna" repetiremos o mesmo processo, você terá de selecionar a célula que corresponde ao custo unitário (C5), pois veja que para a projeção que faremos "Variação do preço unitário" está disposto em coluna (coluna B).

Pronto, dê um ok e veja que sua projeção de custos para abastecimento do estoque será criada.

Para finalizar selecione as células que contém os valores projetados, vá na guia "Página Inicial" e aplique o "Formato de Número de Contabilização".

Veja como ficou:

Espero que tenham gostado do nosso especial sobre teste de hipóteses. E não esqueça de conferir abaixo as demais partes:

Bom trabalho.

Abaixo segue o link para download do exemplo usado em aula.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.