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Utilizando o controle de alterações no Excel

Aprenda a controlar todas as alterações feitas em suas planilhas e aceite ou rejeite-as facilmente.

Por Maximiliano Meyer em 08/01/2015 às 15:09 - atualizado: 17/07/2017 08:00

Sabe quando você cria uma planilha super elaborada, com muito esmero, paciência e cuidado, compartilha com os colegas e quando vai ver alguém, que você não sabe quem, alterou e modificou todo o seu conteúdo?

Pois você já aprendeu aqui como proibir que terceiros alterem suas planilhas e hoje vamos aprender como saber quem alterou seu trabalho através da ferramenta chamado Controle de Alterações. Veja como é fácil evitar essa dor de cabeça:

Primeiro vamos até a guia “Revisão”, depois até o botão “Controlar Alterações” e por fim “Realçar Alterações...”.

Utilizando o controle de alterações no Excel

Clique e uma caixa será exibida, nela, vamos marcar a caixa “Controlar alterações ao editar. Também compartilha a pasta de trabalho”. Note que agora as caixas que estavam impossibilitadas de serem marcadas agora estão disponíveis. Nelas você poderá escolher que o Excel registre as seguintes mudanças:

Quando: Ao marcar esta caixa você indicará ao Excel qual o período que quer ser informado das alterações. Se por um período personalizado, se apenas as não revisadas, se desde a última gravação ou todas as alterações.

Autor: Aqui você pode selecionar se deseja realçar as alterações feita por todos todos os usuários (incluindo as suas) ou alterações feitas por todos, exceto você.

Onde: Aqui você vai informar ao Excel qual intervalo de células deverá ser monitorado por ele. Se você deixar esta opção desmarcada toda a planilha ficará sob observação.

Utilizando o controle de alterações no Excel

Olhando logo abaixo veremos mais duas opções. Marcando a primeira delas, “Realçar alterações na tela” o Excel irá lhe apresentar o que foi modificado na própria tela. Note que as células que receberam modificações agora vão apresentar uma pequena seta no canto superior esquerdo.Clique nela e você obterá informações sobre as alterações feitas. A segunda opção veremos mais pra frente.

Utilizando o controle de alterações no Excel

Veja que legal e prático este recurso: Digamos que você não queira aceitar as alterações feitas por um colega, o que você faria? Apagaria uma por uma? Claro que não. Com esta ferramenta você pode aprovar e descartar alterações feitas por outros usuários facilmente. Para isso, navegue novamente para o botão “Controlar Alterações” e veja que a opção “Aceitar/Rejeitar Alterações” estará habilitado. Clique e o Excel irá exibir a você todas as alterações feitas, dando ainda a opção de aceitá-las ou não.

Utilizando o controle de alterações no Excel

Aqui você terá novamente as opções “Quando”, “Autor” e “Onde”. Dê um ok e uma nova caixa, com todas as alterações feitas irá aparecer, permitindo que você aceite ou negue cada uma delas ou então, rejeite ou aceite todas de uma só vez.

Utilizando o controle de alterações no Excel

Lembra que antes mostramos uma outra opção mas dissemos que só falaríamos dela mais a frente? Pois bem, é chegado a hora. Voltemos pela última vez ao botão “Realçar Alterações” e vamos ver lá embaixo que a opção “Listar alterações em uma nova planilha” está habilitada. Marque esta opção para exibir todas as modificações em uma nova planilha do Excel.

Utilizando o controle de alterações no Excel

Agora você pode salvar, imprimir, etc. As alterações constituem uma nova e independente planilha. Veja o resultado:

Utilizando o controle de alterações no Excel

Bom, mas você reparou que após ativar o controle de alterações, salvar e fechar a sua planilha, quando abri-la, a opção de salvar a planilha ficará indisponível, e, o que tinha sido marcado antes como alteração vai ter sumido, certo? Então vamos aprender a consertar isso.

Os dois processos são feitos quase da mesma maneira, confira:

Como excluir o processo

O proceso de reversão é facílimo, apenas repita os passos iniciais indo até o menu "Controlar Alterações" e depois em "Realçar Alterações..." Na janelinha que aparecer apenas desmarque a opção que marcamos anteriormente, no início do tutorial: "Controlar alterações..."

Utilizando o controle de alterações no ExcelComo rever as altarações depois de fechar e salvar o arquivo

Agora, se você quer rever as alterações que havia feito e que sumiram quando você fechou e salvou o arquivo vá até o mesmo local, porém deixe marcada a caixinha "Controlar alterações..." e logo abaixo escolha o período que quer que o Excel saliente o que foi mudado.

Veja que no exemplo eu pedi pra que ele ressaltasse as mudanças feitas e que ainda não foram corrigidas (opção "Quando"), e mais, feitas por qualquer pessoa (opção "Autor"). Se quiser você pode especificar um local, no meu caso deixamos em branco pois é a planilha ativa que queremos investigar.

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Gostaram? Comentem logo abaixo. Até a próxima.

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