Precisando ordenar suas planilhas? Então confira hoje a função =Ordem.eq e vamos ver como será simples nos organizarmos quando a opção classificar, quando a função maior e a função menor não derem conta do recado.

Relembrando: As funções maior e menor servem para nos dizer qual o 3º maior ou então o 12º menor valor em uma lista.

Já está função que vamos ver hoje tem uma abordagem diferente, nela informaremos um número do intervalo, e então, receberemos a posição que ele ocupa na lista. Vamos aos exemplos para ficar mais fácil de entender, para isso, confira nosso exemplo:

Tendo essa lista em mãos, digamos que queremos saber qual posição o valor 36 ocupa entre os números dispostos. Para isso vamos inserir a sintaxe =Ordem.eq(valor; intervalo da busca; [0 - para buscar em forma decrescente ou 1 para crescente. ATENÇÃO, esta última parte é opcional). No nosso exemplo ficaria =ORDEM.EQ(36;B4:B19)

P.S. se você não especificar se quer crescente ou decrescente, o Excel vai fazer automaticamente a forma DECRESCENTE. Veja que foi assim com nosso exemplo.

Agora veja o mesmo número mas em ordem crescente. A fórmula usada será =ORDEM.EQ(36;B5:B20;1) Note o número 1 no final da função informando ao Excel que queremos nesta ordem:

Fácil, certo. Agora vamos dizer que você está se perguntado qual a utilidade desta função, bom, veja o seguinte caso: Uma planilha como diversos valores relativos a uma pontuação em algum concurso, gincana, tarefa, etc. Imagina que você queira saber qual a classificação do time X, vai ter de contar 1 por 1? Claro que não, é só utilizar a função que aprendemos hoje.

Até a próxima.