Função =Maior e =Menor no Excel

Importantíssimas para você, concurseiro, estoquistas, comerciantes, etc. Aprenda!!

Por Maximiliano Meyer

Hoje trazemos para você uma das funções mais cobradas em concursos públicos e, também, muito útil no dia a dia dos estoquistas, lojistas e usuários em geral do Excel.

Na verdade trataremos de 2 funções: =Maior e =Menor. Vamos ver cada uma delas, começando pela função maior:

Sugermios também que veja aqui nossa aula sobre as funções =Máximo e =Mínimo, pois há muita confusão entre elas. Para outras funções e aulas sobre concursos públicos, é só clicar aqui.

=Maior

Com esta função o Excel irá informar para você qual o maior valor em um intervalo, o segundo maior, o centésimo maior, etc. Você escolhe. Veja um exemplo abaixo:

Função =Maior e =Menor no Excel

Repare que na função acima utilizamos a sintaxe =Maior(matriz; posição) No caso acima, utilizamos =MAIOR(B4:D12; 1) para o maior valor, =MAIOR(B4:D12; 5) para o 5º maior valor utilizamos =MAIOR(B4:D12;5), e para o 12º maior valor utilizamos =MAIOR(B4:D12;12)

Aqui é necessária uma explicação: Veja que temos diversos valores repetidos na nossa matriz, neste caso, todos os valores repetidos serão contados como independentes, ou seja, repare que o primeiro maior valor será 253,5, o 2º maior será 145, o 3º maior será 141, o 4º será 141 também e assim sucessivamente.

=Menor

Bom, como você deve estar imaginando, a função =Menor é a “mesma coisa”, porém ao contrário. Com ela saberemos qual o menor valor, qual o 2º menor valor, o 15º menor melhor e assim sucessivamente.

Veja nosso exemplo abaixo:

Função =Maior e =Menor no Excel

Veja que a sintaxe tem o mesmo padrão =Menor(matriz; posição) e a condição de contar os números iguais como uma posição independente permanece.

Aula curtinha, rápida e simples para você dominar estas funções que é sem dúvida uma das mais importantes aos concurseiros. =)

Agora, para fixar mesmo, abra seu Excel e crie várias aplicações para as mesmas. Abaixo, o download da planilha usada na aula:

Função =Maior e =Menor no Excel

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

Função =Maior e =Menor no Excel

relacionados

Participe
do nosso grupo
Grupo do Facebook Aprender Excel

recentes

O que ler em seguida

comentários

Carregar comentários
Siga nossas redes sociais