Tutoriais

Permitir a seleção apenas de células específicas no Excel

Veja como fazer com que o usuário só consiga selecionar as células pré-determinadas por você.

Por Maximiliano Meyer em 13/07/2015 às 15:32 - atualizado: 04/08/2017 08:10

Constantemente postamos aqui no Aprender Excel planilhas em que o usuário só pode clicar e selecionar células pré-determinadas pelo autor da mesma. E, também com frequência recebemos contatos perguntando como isso é feito.

O processo é facílimo, e vamos aprender hoje. Você verá como é muito simples e vai querer utilizar ele toda vez. No final da aula você verá que só será possível clicar onde eu permito, conforme abaixo.

Permitir a seleção apenas de células específicas no Excel

Para isso selecione todas as células que você quer deixar disponível e clique com o direito, então vá em “Formatar Células”. Na caixinha que abrir vá na guia “Proteção” e desmarque a opção “Bloqueadas”, ficando conforme abaixo, depois dê um ok.

Permitir a seleção apenas de células específicas no Excel

Agora na guia “Revisão” clique no botão “Proteger Planilha”. Na caixinha vamos desmarcar a primeira opção: “Selecionar células bloqueadas”, deixando apenas a 2ª opção marcada. Feito isso escolha uma senha, confirme-a e pronto. SÓ ISSO!!

Permitir a seleção apenas de células específicas no Excel

Viu? Fácil, né? Chega a ser inacreditável. Clique no botão de download abaixo e confira o resultado. E mais uma dica, misture essa dica de hoje com a dica para que o Excel alterne automaticamente ente células específicas. Pronto, você terá criado uma planilha profissional em questão de minutos.

Para voltar a ter total controle sobre a planilha é só inserir a senha e desbloquear a planilha novamente.

Permitir a seleção apenas de células específicas no ExcelPermitir a seleção apenas de células específicas no Excel

Problemas com o download?

 

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar