Tem como arrumar as cerquilhas quando vai fazer um calculo de horas e o resultado é negativo? Tem sim, e é muito simples.

Uma quantidade enorme de usuários do Excel tem problemas com horas negativas porque o programa só exige cerquilhas na hora dos resultados.

O que acontece é que o Excel, por padrão, vem configurado com sistema de datas 1900 e o que precisamos é o sistema 1904.

Como alterar o sistema de datas?

Alterar o sistema de datas é muito simples. Vamos no menu "Arquivo" > "Opções" > "Avançado" > "Ao calcular esta pasta de trabalho", e marque a opção "Usar sistema de data 1904".

Pronto. Agora sua pasta de trabalho já está habilitada para trabalhar com horas negativas.

Mas não tem problema utilizar o sistema 1904?

Bom, vamos entender o que são os sistemas de datas do Excel e o que devemos cuidar.

Toda data no Excel é representada por um número de série (um número inteiro positivo). Para saber qual é o número de série que representa uma data qualquer, digite em uma célula da sua planilha a data que deseja verificar e depois mude o formato de número para "Geral". A data será exibida como um número inteiro.

O sistema de data 1900, tem como data base a data 01/01/1900 que é representada pelo número de série 1. Já no sistema de data 1904, o número de série 1 representa a data 01/01/1904. Perceba então, que se você mudar o sistema de data de uma pasta de trabalho que já contenha datas, todas as datas serão modificadas conforme o sistema de data escolhido.

Faça o teste. Digite a data 11/11/2013 em uma pasta de trabalho que esteja configurada com o sistema de data 1900. Logo em seguida altere o sistema de data para 1904. A data foi modificada para 12/11/2017.

As duas datas tem o mesmo número de série (41589), porém a data base difere em cada um dos sistemas. Por esse motivo, deve-se evitar, ou ser muito cauteloso ao trocar o sistema de data de uma planilha já existente, ou ao realizar cálculos entre planilhas com sistemas de datas diferentes.