Ano novo, coisas novas e claro, funções novas no Excel =D

Pelo menos foi isso o que muitos perceberam ao abrir o Excel para trabalhar nesta primeira manhã de janeiro de 2017. E assim como fizemos com as principais atualizações de 2016, faremos com 2017 também =)

Para começar de uma forma leve, vamos aprender a colocar ícones no Excel, tão utilizados para quando você faz uma planilha e quer ilustrar as opções. Por exemplo: uma planilha financeira que no campo dinheiro queremos o ícone de notas, no campo cartão o ícone de um cartão de crédito, etc.

Antes tínhamos de fazer o upload de uma imagem, redimensioná-la, etc. Mas agora faremos o seguinte:

Navegue até a guia "Inserir", clique no submenu do grupo "Ilustrações" e então em "ícones".

A partir de então você terá centenas de ícones minimalistas e muito bonitos para inserir. Todos seguindo um mesmo padrão a fim de deixar sua planilha num tom profissional e não "carnavalesco" como fazíamos antigamente ao mesclar formatos, cores, etc.

As seguintes categorias de ícone podem ser encontradas:

Depois é só escolher o que mais lhe agrada e pronto. No nosso exemplo acima navegaríamos até a categoria comércio e lá estariam nossos ícones de notas, cartão de crédito e tantos outros.

Na primeira vez que você inserir um determinado ícone será preciso baixá-lo (cada 1 tem menos de 1 KB), portanto você deve estar em uma conexão. Outro ponto legal é que os ícones são vetores, ou seja podem ser redimensionados para o tamanho que você desejar que a qualidade não será perdida. E eles também possuem transparência.

E por fim, a Microsoft mostrou mesmo que é uma das melhores empresas do mundo ao adotar os ícones que contemplam toda as formas de amor <3 O ícone está no grupo "Pessoas"

E fiquem de olho aqui no AE que em breve mais posts sobre as novidades de 2017 no Excel.

P.S. Os ícones estão disponíveis para todos os programas do pacote (Ex: Word, PowerPoint, etc.).